ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Economia

André vai ao Paraguai fortalecer união pela sanidade

Redação | 13/02/2009 13:27

O governador André Puccinelli (PMDB) e a secretária de Produção e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, visitam o Paraguai na próxima terça-feira para discutir meios de melhorar a questão da sanidade animal na região de fronteira.

Equipes da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e do Senacsa (Serviço Nacional de Saúde Animal) do Paraguai estão realizando nesta semana recorridas na região de fronteira entre os dois países, acompanhados dos técnicos do Comitê Panamericano contra Aftosa.

"As visitas avaliam o que tem sido feito, o que está conflitante, e o que pode ser melhorado. Estas ações são constantes e permitem que os técnicos dos dois países alinhem suas atividades. Dessa maneira, integra-se e se fortalece a intenção de manter Mato Grosso do Sul e a região paraguaia de fronteira livres da aftosa com vacinação", explica a secretária Tereza Cristina.

Em julho de 2008, Mato Grosso do Sul foi considerado pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) como área livre de vacinação com aftosa.

Na segunda etapa da vacinação, ocorrida no fim do ano passado, foram vacinados cerca de 16 milhões de animais na região do Planalto, 772 mil no Pantanal e aproximadamente 750 mil na Zona de Alta Vigilância, compreendida por 12 municípios na fronteira entre Brasil, Paraguai e Bolívia.

Mais que as ações na área de sanidade animal, a visita ao Paraguai servirá também para ampliar a troca de conhecimento sobre sanidade vegetal.

"Apesar dos poucos focos ocorridos nesta safra, Mato Grosso do Sul tem um conhecimento imenso sobre controle da ferrugem asiática. A relação entre os dois países já é muito boa, mas e visita servirá de coroação para o bom relacionamento", explica a secretária.

Nos siga no Google Notícias