ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Aneel reduz encargo para evitar reajuste maior de luz

Redação | 31/03/2009 15:21

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reduziu em 30% o valor da Conta de Consumo de Combustíveis Fósseis (CCC) para 2009. O valor total do encargo neste ano será de R$ 2,471 bilhões, dividido entre distribuidoras de energia, transmissoras e cooperativas. Segundo a Aneel, o novo valor, aprovado hoje (31) poderá resultar em reajustes tarifários menores.

A Aneel estima uma redução média de 1% do impacto do encargo nas tarifas das distribuidoras. A Eletrobrás tinha apresentado uma proposta para a CCC no valor de R$ 4,176 bilhões, 40,8% superior ao aprovado pela agência.

A CCC é um dos principais encargos incidentes na tarifa de energia e subsidia a compra de combustível usado na geração de energia por usinas termelétricas que atendem comunidades isoladas, principalmente da Região Norte. A contribuição é recolhida em parcelas mensais pelas concessionárias de distribuição e transmissão e também é paga por todos os consumidores de energia do país na conta de luz.

O valor da CCC aprovado hoje poderá ser revisto no segundo semestre em função da previsão do crescimento do mercado dos Sistemas Isolados e da geração hidráulica.

Nos siga no Google Notícias