ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Após polêmica no açougue, confira diferenças entre Angus e Brangus

Animais são “parentes” que, nas gôndolas, têm diferença de até 40% no preço de cortes, segundo especialista; criador afirma que custo é relacionado a questões de mercado

Tatiana Marin | 26/03/2019 10:29
Animal da raça Angus, à esquerda, e da raça Brangus, à direita. (Fotos: ABA e ABB / Montagem: Campo Grande News)
Animal da raça Angus, à esquerda, e da raça Brangus, à direita. (Fotos: ABA e ABB / Montagem: Campo Grande News)

Recentemente, Procon/MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor), Decon (Delegacia do Consumidor) e a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) realizaram fiscalização em uma casa de carnes em Campo Grande onde verificaram dupla informação que poderia levar o consumidor ao erro em relação a cortes finos. No caso, produtos etiquetados como carne bovina da raça Brangus eram anunciados como de Angus.

Há certa diferença entre as duas raças. Angus é originária da Escócia e animais desta raça têm nível alta de marmoreio (gordura entremeada na carne) o que confere maciez, explicou o especialista em carnes Henrique Soares, que é churrasqueiro e palestrante. Tal aspecto, afirma ele, é superado somente pela raça japonesa Wagyu, que ele classifica como “a melhor carne do mundo”.

Porém, por ser uma raça de clima frio, o gado Angus não se adapta a temperaturas mais quentes como a do Brasil, onde a criação é concentrada apenas no Sul. Assim nasceu o Brangus, que é o cruzamento, através de inseminação artificial, da raça escocesa com gado zebuíno. Nos Estados Unidos são utilizadas vacas Brahman e no Brasil, normalmente, o Nelore.

Peça de carne de Angus. (Foto: Divulgação/ABA)
Peça de carne de Angus. (Foto: Divulgação/ABA)
Peça de carne de Brangus. (Foto: Divulgação/ABB)
Peça de carne de Brangus. (Foto: Divulgação/ABB)

O resultado mescla características das duas raças: o marmoreio, em menor nível que a encontrada na carne de Angus, e o sabor característico do Nelore. Em relação a preço, peças de Angus podem custar em torno de 40% a mais que as de Brangus. Segundo Henrique, uma picanha do primeiro é vendida por cerca de R$ 100,00, do segundo por volta de R$ 70,00.

Preço, porém, não é indicativo da qualidade, conforme criador Luciano Zamboni, ex-presidente da Associação Brasileira de Brangus. Ele afirma que o mercado consumidor local está muito distante dos centros de produção de Angus, o que, “pela lógica do mercado”, torna a carne deste animal mais cara. “O que define o preço é a oferta e a demanda, e não a raça”, afirma. “Há, inclusive, carnes de Brangus mais caras que a o Angus”, prosseguiu.

Selo da Associação Brasileira de Angus que certifica a procedência da carne. (Foto: Divulgação/ABA)
Selo da Associação Brasileira de Angus que certifica a procedência da carne. (Foto: Divulgação/ABA)

Mas como identificar se a carne é realmente de Angus? De acordo com Klaus Machareth de Souza, superintende da Associação do Novilho Precoce de Mato Grosso do Sul, apenas a ABA (Associação Brasileira de Angus) possui certificadora no Mato Grosso do Sul e os produtos desta raça necessariamente devem conter o selo da entidade impresso na embalagem.

Zamboni, porém, reforça que a ABA também certifica animais Brangus, concedendo o selo àqueles que tiverem o mínimo de 50% de “sangue Angus”. A CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária) e o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), afirma o criador, também fazem o acompanhamento –no caso da primeira entidade, há também um programa próprio de qualidade.

O superintendente do Procon/MS Marcelo Salomão explicou ao Campo Grande News que a etiqueta das peças de carne vendidas no estabelecimento autuado continham a classificação de Brangus, porém uma placa fixada indicava Angus, o que pode confundir os consumidores que não conhecem a diferença entre os produtos.

Salomão afirma que a Iagro solicitou o certificado de procedência da carne vendida. A reportagem consultou a agência, porém não obteve resposta até o fechamento deste texto, que será adicionado assim que for recebida. (Colaborou Humberto Marques)

Matéria editada às 15h33 para acréscimo de informações

Nos siga no Google Notícias