ACOMPANHE-NOS    
JULHO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Assinado contrato de projeto de construção da ponte sobre Rio Paraguai

Construção da ponte será fundamental para o corredor bioceânico, que ligará Porto Murtinho até os portos do Chile

Por Gabriel Neris e Helio de Freitas, de Dourados | 08/06/2020 19:59
Reunião foi realizada nesta segunda-feira no Ministério de Obras do Paraguai (Foto: ABC Color)
Reunião foi realizada nesta segunda-feira no Ministério de Obras do Paraguai (Foto: ABC Color)

Foi assinado nesta segunda-feira (8) o contrato do projeto de construção da ponte sobre o Rio Paraguai que ligará Carmelo Peralta, no Paraguai, e Porto Murtinho, a 431 km de Campo Grande.

A construção da ponte será fundamental para o corredor bioceânico, que ligará o município sul-mato-grossense até os portos do Chile.

O contrato foi assinado no Ministério de Obras Públicas do país vizinho junto com representantes do consórcio Prointec, responsável pelo estudo técnico, econômico e sócio ambiental.

O valor do contrato é de US$ 4,3 milhões, que será financiado com recursos da Itaipú Binacional do lado paraguaio.

Em novembro do ano passado, foram inaugurados os primeiros 40 km de pavimentação da rodovia PY-09. A estrada tem no total 277 km e vai interligar os oceanos Atlântico e Pacífico.

A Rota Bioceânica reduzirá em 17 dias o trajeto de viagem das commodities do Estado até o mercado asiático, embarcando nos portos chilenos ao invés de usar os terminais de Paranaguá (PR) e de Santos (SP). Partindo de Campo Grande, a rodovia vai percorrer 2.400 quilômetros até o Pacífico, integrando Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.