ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Até setembro deste ano, etanol vendeu 63% a mais do que no ano passado

Liana Feitosa | 28/10/2015 12:55
De janeiro a setembro de 2015, etanol vendeu 63% a mais do que nos primeiros nove meses do ano passado. (Foto: Divulgação / Biosul)
De janeiro a setembro de 2015, etanol vendeu 63% a mais do que nos primeiros nove meses do ano passado. (Foto: Divulgação / Biosul)

Em Mato Grosso do Sul, o consumo de etanol hidratado de janeiro a setembro deste ano foi maior do que tudo o que foi comercializado em todo o ano de 2014. Até o mês passado foram vendidos 175 milhões de litros do combustível, sendo que a soma de todo o ano passado foi de 156 milhões de litros.

Isso representa um aumento de 63% nos primeiros nove meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo).

Em setembro desse ano, o consumo de etanol subiu 76%, o que representa aumento de 21,4 milhões de litros, enquanto que a gasolina teve decréscimo de 15%, a maior queda de consumo do ano. O mercado total no período de janeiro a junho, somando etanol hidratado e gasolina, chegou a 660 milhões de litros.

Brasil - Dados nacionais também apontam que, em todo o Brasil, o etanol foi mais comercializado do que a gasolina, com aumento de 48% nas vendas, cerca de 1,6 bilhão de litros.

O dado é um comparativo dos primeiros nove meses deste ano em comparação com o mesmo período no ano passado. Já a gasolina teve uma queda de 12% no volume de vendas em todo país.

Em relação a valores, houve aumento nos preços nas últimas semanas, tanto do etanol, quanto da gasolina. Mesmo assim, foi possível encontrar postos onde o etanol apresentou vantagem econômica sobre a gasolina, o que ajudou a manter saldo positivo nas vendas do etanol no Estado em setembro.

Meio ambiente – O biocombustível também apresenta vantagens ambientais, ajudando a reduzir em 90% a emissão de gases do efeito estufa.

Em Mato Grosso do Sul, o aumento na escolha pelo etanol pelo consumidor de janeiro a setembro evitou que fossem despejadas no ar 385 mil toneladas de CO2 (gás carbônico) na atmosfera. Para cada litro de etanol usado em substituição à gasolina, 2,2 kg de CO2 deixam de ir para a meio ambiente.

Essa quantidade equivale ao plantio de 2,7 milhões de árvores ao longo de 20 anos, que é o período que elas levam pra crescer. Sendo assim, para retirar cada tonelada de CO2 da atmosfera, é preciso plantar 7,14 árvores.

Nos siga no Google Notícias