ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Atraso no plantio reflete no menor ritmo médio de colheita em 5 anos

Até o dia 17 de agosto, já haviam sido processados 66,3% do 1,7 milhão de hectares semeados no estado

Ricardo Campos Jr. | 23/08/2018 17:50
Máquina colhendo milho em Mato Grosso do Sul (Foto: Lucimar Couto)
Máquina colhendo milho em Mato Grosso do Sul (Foto: Lucimar Couto)

O atraso no plantio do milho safrinha diante das condições climáticas desfavoráveis, e a consequente demora no desenvolvimento das plantas, tem feito com que o ritmo da colheita esteja 14,6 pontos percentuais abaixo da média dos últimos cinco anos, segundo informações da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária).

Até o dia 17 de agosto, já haviam sido processados 66,3% do 1,7 milhão de hectares semeados no estado, o que corresponde a 1,1 milhão de hectares. Nesse mesmo período em 2017, a colheita havia sido finalizada em 79,2% da área plantada naquela época.

Na região norte, quatro municípios já encerraram os trabalhos: Alcinópolis, Coxim, Paraíso das Águas e Pedro Gomes. Em Chapadão do Sul e Sonora, a colheita alcança mais de 94% das plantações.

Já no centro, Terenos tem a colheita mais avançada, já perto dos 100%. Bandeirantes e Jaraguari já ultrapassaram a marca dos 80% e Campo Grande está dentro da média para a região, que é de 64,8%.

Na região sul, a média de conclusão dos trabalhos é de 56,8%. Ultrapassaram essa marca Caarapó, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Jateí, Juti, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Sete Quedas, Vicentina e Itaporã, este último se destaca como o mais avançado entre eles, com mais de 90% das lavouras processadas.

Em comparação aos dados da safra anterior estima-se, até o momento, redução da área plantada em aproximadamente 8,21%, passando de 1,8 milhão para 1,7 de milhão de hectares. Houve redução de 29,31% em relação à expectativa do volume de produção de grãos, que despencou de 9,8 milhões de toneladas para 6,936 milhões de toneladas.

A estiagem severa que atingiu os municípios produtores por um período longo foi uma das responsáveis por esse resultado.

Nos siga no Google Notícias