ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Auditores se reúnem com delegados da Receita para tentar pôr fim a greve

Renata Volpe Haddad | 07/11/2016 09:08

Auditores Fiscais de Campo Grande, se reúnem nesta segunda-feira (7) às 10h, com os delegados da Receita Federal Edson Ishikawa e Romildo Idalgo, para entregar documento em ato contra as emendas do projeto de lei 5864/16 que alteram a carreira e prejudicam a autonomia de fiscalização.

De acordo com o Sindifisco Nacional (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil), as reuniões acontecem em todo país e o objetivo é pressionar o Congresso a não aprovar as emendas do projeto, apresentado pelo Deputado Wellington Roberto (PR-PB).

Em Campo Grande, os auditores se reúnem com os delegados para que eles se manifestem contra o projeto no Congresso Nacional e também, para que toda a administração da Receita se manifeste para impedir o relatório e não substitua o projeto de lei original. 

O texto original foi enviado pelo Governo Federal ao Congresso após longa negociação e acordo firmado com os Auditores Fiscais, reforçando garantias institucionais ao exercício das funções de fiscalização.

Porém, o substitutivo apresentado pelo deputado distorce o projeto original e prejudica a atuação das autoridades fiscais no combate à corrupção, a sonegação e a lavagem de dinheiro. Em 20 artigos do projeto, o relator colocou 170 emendas, segundo o sindicato. Se aprovado, o texto não precisa ir a plenário.

Além disso, o projeto ainda busca favorecer outros servidores da Receita Federal que pretendem alcançar a função dos Auditores Fiscais sem passar pelo concurso público. Entre as mudanças incluídas pelo relator está a que compartilha o reconhecimento da autoridade administrativa, tributária e aduaneira da União dos auditores fiscais com os analistas tributários.

Ainda conforme o sindicato, alguns chefes de sessão entregaram a chefia contra o projeto de lei e para pressionar a decisão do Congresso.

Paralisação - Em 27 de outubro, auditores decidiram manter a greve reivindicando melhoria salarial, com reajuste de 21,3%, além de substitutivo ao relatório do deputado Wellington Roberto sobre o PL 5864/2016, que dispõe sobre a carreira tributária aduaneira.

Cumprindo determinação da Justiça, apenas 30% do efetivo está trabalhando e as fiscalizações ocorrem apenas às segundas e terças-feiras, o que resulta em uma fila de no mínimo 100 caminhões, caminhoneiros revoltados e cargas paradas há mais de 45 dias. Em zonas primárias, como é o caso de Ponta Porã, Mundo Novo e Corumbá, regiões fronteiriças, os servidores continuam nos locais de trabalho mobilizados, mas liberam apenas cargas vulneráveis (perecíveis e animais).

Nos siga no Google Notícias