ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, QUARTA  11    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Prefeitura pede para não imprimir 15,2 mil carnês de IPTU com novos valores

Na petição, o município alega que precisaria de 180 dias entre gerar e enviar fisicamente os boletos

Por Lucia Morel | 11/02/2026 16:44
Prefeitura pede para não imprimir 15,2 mil carnês de IPTU com novos valores
Contribuinte mostra carnê do IPTU de Campo Grande. (Foto: Geniffer Valeriano)

A Prefeitura de Campo Grande apresentou pedido à 1ª Vara de Direitos Difusos e Individuais Homogêneos para não precisar imprimir os 15.200 boletos de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) que apresentaram cobrança acima do índice de 5,32% da inflação. Na petição, o município alega que precisaria de 180 dias entre gerar e enviar fisicamente os carnês.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Prefeitura de Campo Grande solicitou à 1ª Vara de Direitos Difusos e Individuais Homogêneos a dispensa da impressão de 15.200 carnês de IPTU que apresentaram reajuste superior ao índice inflacionário de 5,32%. O município alega que necessitaria de 180 dias para gerar e enviar os boletos.Em coletiva de imprensa, os secretários de Governo e Fazenda informaram que apenas serão postergados os carnês referentes a terrenos com valor venal corrigido, afetados pela liminar judicial que suspendeu cobranças acima da inflação. O pedido aguarda apreciação do juiz Ariovaldo Nantes Corrêa.

No documento, a impressão “iria ocasionar prejuízos irreversíveis à população de Campo Grande em decorrência do não pagamento do IPTU neste período” e pede que seja “dispensado do envio físico dos carnês aos endereços de correspondência cadastrados”.

Na manhã de hoje, em coletiva, os secretários de Governo e de Fazenda, Ulisses Rocha e Isaac José de Araújo informaram que somente serão adiados cerca de 15 mil boletos referentes a terrenos que tiveram o valor venal corrigido e são atingidos pela liminar deferida pela Justiça, suspendendo a cobrança do que foi lançado com correção acima da inflação, de 5,32%.

O pedido recente da prefeitura não foi ainda apreciado pelo juiz Ariovaldo Nantes Corrêa.

Como conferir seu IPTU:

- Consultar os dados do imóvel

- Conferir o valor do IPTU e da taxa de lixo

- Emitir nova guia de pagamento

- Verificar débitos anteriores

Tudo pode ser feito pelo WhatsApp oficial da Prefeitura, que é o (67) 99677-8623.

A Prefeitura orienta que quem tem facilidade com ferramentas digitais priorize o atendimento on-line, pois o WhatsApp ou o site oficial evita deslocamento e diminui o tempo de espera.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.