ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Banco de desenvolvimento vai atuar em estados vizinhos

Redação | 31/07/2008 12:29

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou resolução permitindo que os bancos de desenvolvimento estaduais atuem nos estados limítrofes à unidade da federação ou região onde estão instalados.

Na prática, a medida permitirá, por exemplo, que o Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que atua em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, opere, mediante convênio, em Mato Grosso do Sul e São Paulo estados vizinhos ao Paraná.

Atualmente, existem três bancos de desenvolvimento em atividade: o BRDE e os Bancos de Desenvolvimento de Minas Gerais e do Espírito Santo. Antes da resolução do CMN, tais instituições só podiam financiar programas e projetos nos seus respectivos estados.

Em outra decisão, o CMN aprovou e encaminhou ao presidente da República proposta de decreto presidencial reconhecendo como de interesse do governo a participação estrangeira em até 49% do capital votante de bancos múltiplos a ser constituído pela Randon.

A Randon é uma empresa de Caxias do Sul (RS) que atua nas áreas de implementos rodoviários, ferroviários, veículos especiais, autopeças, sistemas automotivos e serviços.

O CMN aprovou ainda a participação estrangeira em até 100% no capital social da Topázio, empresa de crédito, financiamento, investimento e administradora do cartão Good Card. Após a publicação do decreto presidencial com a autorização, serão acolhidos os estudos para transformar a Topázio em banco múltiplo.

O terceiro voto autorizando a participação estrangeira em instituições brasileiras permite à BNP Paribas, de origem francesa, participar em até 100% no Banco BGN e de sua controladora, a BGN Leasing Arrendamentos Mercantil de Recife. O BGN tem ativos totais de R$ 1,540 bilhão.

Os sócios do BGN terão 0,27% das ações da instituição financeira francesa. O BGN é um banco múltiplo com carteira comercial e financeira.

Nos siga no Google Notícias