ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Cadastro obrigatório de área de soja encerra dia 10 de janeiro em MS

Renata Volpe Haddad | 25/12/2016 14:08
De 2,5 milhões de hectares em MS, apenas 68% de área foi cadastrada. (Foto: Eliel de Oliveira)
De 2,5 milhões de hectares em MS, apenas 68% de área foi cadastrada. (Foto: Eliel de Oliveira)

Encerra no dia 10 de janeiro o prazo de cadastramento da área de plantio de soja da safra 20016/2017 para agricultores de Mato Grosso do Sul.

Segundo o engenheiro agrônomo Filipe Portocarrero Petelinkar, Fiscal agropecuário da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Iagro, apenas 68,25% da área estimada pela Aprosoja, que é de 2.521.000,00 hectares, foi registrada até o momento.

Atualmente o Estado ocupa a 5ª posição no ranking nacional de produção de soja em grão e o 6º lugar em exportação, com participação de 7,6% na produção brasileira de soja neste ano, segundo a Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja).

O cadastro é realizado exclusivamente pela internet. O procedimento é anual, ou seja, deve ser realizado todos os anos após o encerramento do período do vazio sanitário. Clique aqui para realizar o cadastro.

A obrigatoriedade é prevista na lei nº 3.333, e regulamentada pelo DECRETO Nº 12.657, que prevê o vazio sanitário da soja e as medidas fitossanitárias de controle da ferrugem asiática. O cadastro é pré-requisito para a implementação das medidas de Defesa Sanitária Vegetal em Mato Grosso do Sul.

O alerta da Iagro vai também para as sanções que podem ocorrer caso os produtores não façam o cadastro. Quem não atualizar os dados ou não se cadastrar pode, conforme lei, pagar multa. Conforme o agrônomo, a falta de conhecimento sobre a importância deste trabalho tem feito alguns produtores deixarem de repassar suas informações.

“A medida é protetiva. Precisamos saber quais propriedades estão plantando soja para monitorar e evitar grandes problemas com a sanidade vegetal”.

Nos siga no Google Notícias