ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Caminhão será usado para incentivar consumo de peixe em Campo Grande

Luciana Brazil e Kleber Clajus | 10/09/2014 11:25
Peixes serão comercializados com preços atrativos. (Foto: Marcelo Calazans)
Peixes serão comercializados com preços atrativos. (Foto: Marcelo Calazans)
Caminhão vai ficar na Feira de Orgânicos na Praça do Rádio Clube. (Foto: Marcelo Calazans)
Caminhão vai ficar na Feira de Orgânicos na Praça do Rádio Clube. (Foto: Marcelo Calazans)

Para incentivar o consumo de peixes em Campo Grande, um caminhão frigorífico vai estar a partir da próxima semana na Feira de Orgânicos que acontece todas as quartas-feiras na Praça do Rádio Clube. Os peixes serão comercializados a preços atrativos. A iniciativa integra a Semana do Peixe realizada em todo país para fomentar o consumo de pescado.

Com capacidade para seis toneladas, o caminhão tem área de congelamento e resfriamento e balcão para atendimento. A cada semana uma empresa diferente ficará responsável pela venda dos produtos. “A ideia é começar as quartas-feiras para sentir o consumo. Queremos criar uma tendência de hábitos de consumo saudável. Cada semana vamos comercializar através de uma empresa para não fazer concorrência com o mercado local por causa dos preços convidativos”, disse o titular da Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e do Agronegócio), Edil Albuquerque.

Segundo o superintende Municipal da Pesca, José Santos, as três grandes redes varejistas da Capital comercializam uma média de 15 toneladas de pescado por semana. No entanto, o produto vem de outros estados, boa parte do Paraná e Mato Grosso. Para colocar fim aos produtos de outros estados, a intenção é aumentar o número de piscicultores em Mato Grosso do Sul, que hoje são 120, explicou Santos. “Até o final de 2015 queremos aumentar para 200 produtores. Nesta caso, a prefeitura daria assistência técnica aos produtores”, disse.

O caminhão é cedido pelo Ministério da Pesca e da Aquicultura por meio de edital publicado a cada quatro anos. Esse também é o período em que o veículo fica no município. Dourados, a 233 quilômetros de Campo Grande, foi a última cidade a receber o caminhão frigorífico. De acordo com a assessoria do Ministério da Pesca e Aquicultura de Mato Grosso do Sul, até a publicação do próximo edital, que deve acontecer em janeiro, o veículo ficará disponível para a prefeitura de Campo Grande.

O projeto, apresentado na manhã de hoje (10), com a presença do prefeito Gilmar Olarte (PP), começa na semana que vem na feira, mas há possibilidade de que o caminhão também funcione aos sábados, na sede da prefeitura.

José santos, prefeito e Edil em frente ao caminhão do Ministério da Pesca. (Foto: Marcelo Calazans)
José santos, prefeito e Edil em frente ao caminhão do Ministério da Pesca. (Foto: Marcelo Calazans)

Uma degustação já está confirmada hoje e na próxima quarta-feira em algumas unidades do Supermercado Comper. No dia 12 de setembro, a prefeitura vai realizar uma feira de manipulação de pescado no Ceinf (Centro de Educação Infantil) do bairro Santa Emília.

Consumidor- Atraídos pela propaganda, muitos consumidores foram até a feira para comprar o pescado na manhã de hoje, no entanto, saíram de lá decepcionados. O projeto só começa a funcionar na próxima quarta.

José Carlos Arenas, 54 anos, soldador aposentado, disse que consome peixe desde a infância. “Hoje está bom comer peixe porque os mercados vendem com preço bom, apesar de ser de cultivo”. Segundo José Carlos, em média, a família dele consume, por mês, de cinco a seis quilos. “Na minha casa são quatro pessoas, e o único que gosta de pescar não come peixe, para ele fritamos um ovo”, brincou.

Nos siga no Google Notícias