ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Cheques sem fundos crescem 6,6% em MS

Redação | 18/01/2008 09:32

O calote com cheques sem fundo aumentou 6,6% no ano de 2007 em Mato Grosso do Sul, deixando os comerciantes em alerta. Dados do Banco Central apontam que voltaram no ano passado 1,4 milhão de folhas de cheques sem fundos no Estado, somando um rombo de R$ 1,36 bilhão, contra R$ 1,28 bilhão ao longo de 2006. O valor dos cheques devolvidos aumentou, segundo o levantamento.

A Associação Comercial alerta os comerciantes que o risco do cheque não compensa a economia da taxa de administração do cartão de crédito. presidente da entidade, Luiz Fernando Buainain, afirma que a taxa varia de 2% a 4% e por isso muitos lojistas acabam dando preferência no pagamento com cheques.

Porém, alerta, além dos dados do Banco Central as consultas ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) vêm mostrando aumento na inadimplência. Nos 16 primeiros dias deste mês em comparação ao mesmo período de 2007, por exemplo, o salto passa dos 34%.

Um processo que vinha desacelerando, o uso de cheques em Mato Grosso do Sul no ano passado aumentou, em 6,2%. Para Buainain isso ocorreu porque o consumidor está endividado. Ele explica o raciocínio, dizendo que o acesso ao crédito ficou muito fácil, muitos consumidores acabaram contraindo muitas parcelas em crediários, ficaram devendo para o cartão e acabaram como último recurso apelando para o cheque.

Sinal de alerta

Nos siga no Google Notícias