ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Chuvas atrapalham e produtores não concluem plantio de algodão em dezembro

Caroline Maldonado | 07/01/2015 10:18
Em algumas áreas algodão foi replantado devido as chuvas (Foto: Divulgação/Ampasul)
Em algumas áreas algodão foi replantado devido as chuvas (Foto: Divulgação/Ampasul)

As chuvas das últimas semanas de 2014 atrapalharam o cultivo de algodão e produtores não conseguiram concluir o plantio até o fim de dezembro, conforme o planejado, na região norte de Mato Grosso do Sul. Em algumas lavouras, nas quais a primeira safra já estava plantada, foi preciso fazer o replantio.

O replantio atrasou o calendário dos cotonicultores, mas o caso ocorreu em pequenas áreas, segundo
a Ampasul (Associação Sul-mato-grossense dos Produtores de Algodão), que publicou detalhes do andamento da safra de verão em relatório do programa fitossanitário, que acompanha a cultura em todo o Estado.

Nas áreas de replantio, além de chuvas fortes logo após o plantio, doenças como a mela afetaram a produção. No entanto, de modo geral, as pragas não têm sido motivo de preocupação aos agricultores, que aderiram práticas fitossanitárias sob orientação da Ampasul.

Já no sul do Estado, onde a época de semeadura ocorre mais cedo, a cultura está em bom desenvolvimento, graças à regularidade do clima que favoreceu a cultura, de acordo com a Ampasul.

Conforme o relatório da associação, a soja precoce, por sua vez, já está em ponto de maturação e deverá ser colhida ainda na primeira quinzena de janeiro. A soja é cultivada para que o algodão segunda safra ou adensado seja cultivado na mesma área.

O município de São Gabriel do Oeste tem maior número de propriedades que aderiram o plantio algodão segunda safra, com 100% de intensão de plantio. Com a soja já em fase de maturação para colheita ainda neste mês, os cotonicultores se preparam para a instalação dos estandes de algodão.

Nos siga no Google Notícias