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15/02/2014 10:06

Cobrança de "extra" no boleto causa polêmica, mas é legal, diz Procon

Mariana Lopes
Boleto mensal de uma conta de telefone e tv de concessionária (Foto: Reprodução)Boleto mensal de uma conta de telefone e tv de concessionária (Foto: Reprodução)

São tantas as dúvidas na hora de decidir por um pacote de serviços, seja de telefonia, internet ou tv a cabo. Com tantas opções aos clientes, é preciso colocar tudo na ponta do lápis e avaliar o melhor custo/benefício dos diversos planos oferecidos pelas empresas. Mas no final, o que pesa mesmo é o valor, e quando ele bate no bolso, qualquer centavo a mais ou a menos pode fazer a diferença. Por isso, é sempre bom ficar atento às taxas e descontos oferecidos.

Um analista de suporte técnico, que preferiu não se identificar, conta que possui duas contas de combo da Net, sendo que um ele paga no boleto e a outra em débito automático. Apesar de os planos serem diferentes, o rapaz afirma que quando foi fechar o contrato de ambos os pacotes, o funcionário que o atendeu deixou claro que havia uma diferença nos valores dependendo da forma de pagamento escolhida pelo cliente.

Enquanto no débito automático o preço cobrado era de R$ 69, no boleto o valor subia para R$ 86, segundo o analista. "Até questionei o motivo, mas a pessoa não soube me explicar direito", recorda. Contudo, ele afirma que na fatura mensal do plano não há taxa de boleto especificada.

Com um caso bem parecido, o técnico de informática Robson Argenton, 26 anos, também fechou dois planos diferentes, um para ele e outro para a mãe. "O meu escolhi fazer o pagamento em débito automático, porque controlo tudo pela internet, mas minha mãe já gosta de ter o controle do dinheiro em mãos, então optou pelo boleto", explica ele.

Porém, na hora de fechar o contrato, o funcionário avisou que os valores eram diferentes. No boleto sairia por R$ 170 a mensalidade, enquanto no débito o valor seria de R$ 153. A empresa explicou a Robson que no débito automático o cliente ganha um desconto no plano.

Procon – De acordo com o superintendente do Procon, Alexandre Rezende, a lei proíbe a cobrança de emissão de boletos, podendo haver processo administrativo. Porém, permite às empresas fazerem pacotes com vantagens.

“Pode ocorrer de a empresa oferecer um desconto aos clientes que optam em pagar no débito, considerando que o índice de inadimplência nesta forma de pagamento é menor”, explica o superintendente.

Rezende ainda afirma que há algum tempo o número de reclamações de cobrança indevida de boleto diminuiu no Procon.

De acordo com a assessoria de imprensa da Net, o valor mais alto não é cobrança pelo boleto, mas sim um desconto ao cliente que optar pelo DCC (debito em conta corrente). O abatimento é feito na mensalidade em cima do valor de tabela do produto.

“Ou seja, é uma condição promocional para os clientes que optam pelo cadastramento do DCC, um benefício para o consumidor, que tem mais comodidade, e também para a operadora e para o meio ambiente, além de economizar papel e evitar incômodos relacionados à perda do boleto ou pagamento em atraso”, declara a empresa em nota.

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Fiz uma mudança no pacote com a NET via e-mail no fim de outubro e o custo negociado foi de 135,00, por escrito; questionei por quanto tempo seria esse valor e responderam outras coisas e se omitiram de explicar que em dezembro o pacote iria subir para 160,00. Agora a NET simplesmente ignora minhas reclamações via e-mail, principalmente depois que ameacei ir ao Procom... E ainda cobram 90,00 pela instalação em 4 parcelas, mesmo com outros aparelhos e fiação já instalada, ou seja, estou pagando acima de 180,00. E o mesmo pacote é oferecido no site por 90,00, para atrair novos reféns. É por isso que não exigem carência de permanência; cobram tão caro na instalação que mantém o cliente refém, sem que o Procom entenda que esse ato é nocivo e agressivo contra o consumidor. (011/009305710)
 
José Nunes em 16/02/2014 07:15:30
Gostaria de denunciar a arbitrariedade ou falta de bons tratos com o cliente pela empresa que presta o serviço de água em Campo Grande,pois além de falhas ao comunicar a população que se deve ter o relógio de água instalado no lado externo da casas,funcionários que fazem a coleta dos dados em casas que ainda não possuem o relógio instalado no lado de fora das casas,tem ameaçado não fazer a leitura mesmo com o morador da casa abrindo o portão para a coleta,estes coletores ou leitores de conta tem alguns deles tratado com impaçiência e grosseria o cliente,pois não querem esperar ser atendido pelo morador,aconteceu com meu pai dias desses que é aposentado e sempre esta em casa o leitor de água o distratou mesmo de boa vontade ele abrindo o portão e nunca recebemos uma carta de aviso.
 
antonio costa em 15/02/2014 22:57:28
Quando contratei meu pacote de serviços de uma empresa incluindo tv, internet e telefone, também foram claros em explicar sobre o desconto no caso da opção pelo pagamento na modalidade débito automático. Minha dúvida e descontentamento no entanto tem sido outra - eventualmente, por "problemas técnicos" fico sem algum ou todos os serviços por períodos variados, no mês passado houve um evento desses que durou quase 48h consecutivas. Ocorre que mesmo com os períodos de ausência, as faturas são debitadas sempre na integra. Pergunto, tenho que pagar pelo tempo em que não tive acesso ao pacote contratado? A quem e como recorro?
 
Juca Marques em 15/02/2014 19:36:19
Pessoal, cuidado com essa empresa, pois eles te prometem um coisa e te cobram outra ... isso já aconteceu comigo!
 
Maria Andrade em 15/02/2014 18:11:53
Me admira muito outros clientes informarem que a Net cobra por boleto.
Desde o momento que me venderam foram bem claro que se eu colocasse em Débito eu teria um desconto... Acho que as pessoas não querem ver...
 
Rebecca Silva em 15/02/2014 12:03:47
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