ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Cobrança de "extra" no boleto causa polêmica, mas é legal, diz Procon

Mariana Lopes | 15/02/2014 10:06
Boleto mensal de uma conta de telefone e tv de concessionária (Foto: Reprodução)
Boleto mensal de uma conta de telefone e tv de concessionária (Foto: Reprodução)

São tantas as dúvidas na hora de decidir por um pacote de serviços, seja de telefonia, internet ou tv a cabo. Com tantas opções aos clientes, é preciso colocar tudo na ponta do lápis e avaliar o melhor custo/benefício dos diversos planos oferecidos pelas empresas. Mas no final, o que pesa mesmo é o valor, e quando ele bate no bolso, qualquer centavo a mais ou a menos pode fazer a diferença. Por isso, é sempre bom ficar atento às taxas e descontos oferecidos.

Um analista de suporte técnico, que preferiu não se identificar, conta que possui duas contas de combo da Net, sendo que um ele paga no boleto e a outra em débito automático. Apesar de os planos serem diferentes, o rapaz afirma que quando foi fechar o contrato de ambos os pacotes, o funcionário que o atendeu deixou claro que havia uma diferença nos valores dependendo da forma de pagamento escolhida pelo cliente.

Enquanto no débito automático o preço cobrado era de R$ 69, no boleto o valor subia para R$ 86, segundo o analista. "Até questionei o motivo, mas a pessoa não soube me explicar direito", recorda. Contudo, ele afirma que na fatura mensal do plano não há taxa de boleto especificada.

Com um caso bem parecido, o técnico de informática Robson Argenton, 26 anos, também fechou dois planos diferentes, um para ele e outro para a mãe. "O meu escolhi fazer o pagamento em débito automático, porque controlo tudo pela internet, mas minha mãe já gosta de ter o controle do dinheiro em mãos, então optou pelo boleto", explica ele.

Porém, na hora de fechar o contrato, o funcionário avisou que os valores eram diferentes. No boleto sairia por R$ 170 a mensalidade, enquanto no débito o valor seria de R$ 153. A empresa explicou a Robson que no débito automático o cliente ganha um desconto no plano.

Procon – De acordo com o superintendente do Procon, Alexandre Rezende, a lei proíbe a cobrança de emissão de boletos, podendo haver processo administrativo. Porém, permite às empresas fazerem pacotes com vantagens.

“Pode ocorrer de a empresa oferecer um desconto aos clientes que optam em pagar no débito, considerando que o índice de inadimplência nesta forma de pagamento é menor”, explica o superintendente.

Rezende ainda afirma que há algum tempo o número de reclamações de cobrança indevida de boleto diminuiu no Procon.

De acordo com a assessoria de imprensa da Net, o valor mais alto não é cobrança pelo boleto, mas sim um desconto ao cliente que optar pelo DCC (debito em conta corrente). O abatimento é feito na mensalidade em cima do valor de tabela do produto.

“Ou seja, é uma condição promocional para os clientes que optam pelo cadastramento do DCC, um benefício para o consumidor, que tem mais comodidade, e também para a operadora e para o meio ambiente, além de economizar papel e evitar incômodos relacionados à perda do boleto ou pagamento em atraso”, declara a empresa em nota.

Nos siga no Google Notícias