ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Economia

Colheita da soja chega a 7%, mas chuva volta a atrapalhar produtores

Renata Volpe Haddad | 28/01/2016 14:25
Região Norte de MS tem 3% da soja colhida. (Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)
Região Norte de MS tem 3% da soja colhida. (Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)

A colheita de soja na região norte de Mato Grosso do Sul está em 3%. Em todo o Estado, de 2,3 milhões de hectares plantados, 7% já foram colhidos e a chuva que começou a cair em São Gabriel do Oeste, fez com que os trabalhadores e máquinas parassem por um dia.

A Expedição Safra esteve ontem (27) em São Gabriel do Oeste e de acordo com a analista de mercado da Expedição, Luana Gomes, as primeiras lavouras de soja precoce estão sendo colhidas. "Nós chegamos no município com sol e saímos com chuva e a colheita está apenas começando, mas vimos produtores bem animados", alega.

Conforme a analista, a produtividade da soja na região, deve ser uma das melhores, já que São Gabriel do Oeste não foi tão afetado pelas chuvas. "Nós tínhamos preocupação com as lavouras tardias, porque havia parado de chover, mas como a chuva voltou, isso não deve ser mais problema", avalia.

Para o presidente do Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste, Júlio César Bortolini, a situação está propícia para os produtores do município. "As colheitas começaram em pontos isolados, mas tivemos uma safra normal, sem problema de clima e os produtores estão animados, porque sabem que a nossa soja vai ser bem mais produtiva em relação a outros locais do Estado", informa.

Em Rio Verde de Mato Grosso, como a bacia geográfica da região é mais alta, os produtores plantam depois e a colheita deve iniciar no dia 20 de fevereiro, segundo o tesoureiro do Sindicato Rural do município, Severino José da Fonseca.

Pesquisadores do Rally da Safra avaliaram a produtividade da soja, que não foi afetada por pragas e doenças na região Sul.(Foto: Guto Andrade/MCPress/Rally da Safra)
Pesquisadores do Rally da Safra avaliaram a produtividade da soja, que não foi afetada por pragas e doenças na região Sul.(Foto: Guto Andrade/MCPress/Rally da Safra)

Região Sul – Equipe do Rally da Safra esteve em Dourados e Naviraí nos dois últimos dias e a avaliação dos pesquisadores sobre a soja na região Sul de Mato Grosso do Sul, são animadoras. "Em Dourados e Naviraí, vimos lavouras boa, produtores animados e colheita acelerada", alega um dos coordenadores do Rally, Marcos Rubim.

Sobre a pressão de pragas e doenças que seria um dos entraves devido ao excesso de chuvas, ficaram para trás e não há este tipo de problema. "A seca que durava alguns dias acabou e ontem estava chovendo em Dourados, o que fez com que os produtores recolhessem as máquinas e dessem um tempo na colheita", comenta.

Nos siga no Google Notícias