ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Colheita da soja termina com safra recorde de 7,6 milhões de toneladas

Priscilla Peres | 18/04/2016 15:40
Municípios da região sul foram os mais afetados pela chuva. (Foto: Famasul)
Municípios da região sul foram os mais afetados pela chuva. (Foto: Famasul)

A safra de soja foi oficialmente encerrada, com 7,6 milhões de toneladas em Mato Grosso do Sul. As chuvas atrasaram em mais de um mês o fim da colheita e reduziram a produção em mais de 400 kg. Apesar disso, a safra é considerada recorde para a Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja).

Dados divulgados hoje, mostram que os produtores colheram 50,5 sc/ha (sacas por hectare), em média, e que o resultado é 9,4% maior que a safra passada. As condições climáticas afetaram a produtividade de 16 municípios em 10% em relação à sua área plantada.

Alguns municípios foram bastante afetados pelo excesso de chuvas durante o ciclo 2015/2016, principalmente em relação ao manejo das lavouras, avaria em grãos, além de perdas de áreas alagadas, dificuldade de acesso às áreas e no escoamento da colheita.

De acordo com a Aprosoja, Laguna Caarapã foi o município mais afetado pela chuva, com média de 43,2 sacas/hectares. A média estadual foi de 50,5 sc/ha e o município que mais produziu foi São Gabriel do Oeste, na região norte.

Os números por município representam como a chuva interferiu na lavoura, sendo que entre o fim de 2015 e início de 2016, a região sul foi a mais afetada pelo clima. Dessa forma, Amambai, Ponta Porã, Dourados e Fátima do Sul, foram umas das mais afetadas.

Em Mato Grosso do Sul, a média acumulada das precipitações nesta safra foi de aproximadamente 982,4 mm, cerca de 215 mm superior a safra 2014/2015.

Nos siga no Google Notícias