A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017

14/02/2017 15:10

Com dúvidas, população lota agências da Caixa em busca do FGTS

Christiane Reis e Elci Holsback
Várias pessoas procuram as agências para sanar dúvidas sobre o saque. (Foto: Elci Hosback)Várias pessoas procuram as agências para sanar dúvidas sobre o saque. (Foto: Elci Hosback)

O anúncio do calendário de saques do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) nesta terça-feira (14) de contas inativas provocou uma corrida às agências da CEF (Caixa Econômica Federal), em Campo Grande. Tanto nas agências da Rua 13 de maio com a Marechal Rondon, quanto na Barão do Rio Branco, é grande o fluxo de pessoas, a maioria com dúvidas.

Adenilson Ribeiro, 49 anos, contou que trabalha com construção civil e ficou curioso para saber se tem saldo. “Não poderei sacar agora”, disse, justificando que lhe foi informado que pessoas nascidas no mês de agosto, como é o caso dele, receberão no mês de maio.

Caroline Peixoto, 27 anos, também buscou informações em uma das agências da CEF. “Pensei que conseguiria receber, mas só foi possível ver o saldo”, lamentou. A dona de casa, Neusa Oliveira, disse que nem o saldo apareceu. O mesmo ocorreu com Loruana de Souza, 25 anos. “Voltarei depois”, disse.

Com dúvidas, população lota agências da Caixa em busca do FGTS

Mesmo estando aposentado, Dirson Aquino, 59 anos, contou que teve problema em uma das empresas que trabalhou e o FGTS ficou retido. “Consegui ver o extrato e agora sei que tenho um pouquinho para receber”.

Via assessoria de imprensa, a Superintendência da CEF em Mato Grosso do Sul reforçou que existe um calendário de nascimento, por isso para quem não está na primeira leva deve buscar os canais alternativos par identificar o mês que o valor estará disponível.

Como sacar - De acordo com os dados divulgados hoje pela Caixa, os trabalhadores que deixaram seus empregos até 31 dezembro de 2015, terão quatro opções para recebimento dos valores.

Quem tem conta-corrente na Caixa poderá pedir que o valor do FGTS seja depositado em conta. O saque também pode ser feito em caixas eletrônicos. Para valores de até R$ 1.500, é possível sacar só com a senha do cartão do Cidadão, mesmo que o beneficiário tenha perdido o documento. Para valores de até R$ 3.000, o saque pode ser feito com Cartão do Cidadão e a respectiva senha.

Dirson Aquino constatou no extrato que tem dinheiro para sacar. (Foto: Elci Hosback)Dirson Aquino constatou no extrato que tem dinheiro para sacar. (Foto: Elci Hosback)

A retirada dos valores do FGTS inativo também pode ser feita em agências lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. Neste caso, o beneficiário vai precisar do Cartão do Cidadão, da respectiva senha e de um documento de identificação.

Também há a possibilidade de retirar o dinheiro nas agências bancárias. Os documentos necessários são o número de inscrição do PIS e o documento de identificação do trabalhador. É recomendado levar também o comprovante da extinção do vínculo (carteira de trabalho ou Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho).

Informações - Para sanar dúvidas e orientar os trabalhadores, a Caixa criou uma página especial e um serviço telefônico para tratar das contas inativas no site do banco. Os interessados podem entrar no site www.caixa.gov.br/contasinativas ou ligar no 0800-726-2017, para saber o valor, data e local mais convenientes para os saques.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions