ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Com investimentos, suinocultura de MS tem maior rendimento no País

Marta Ferreira | 24/08/2018 11:00
Mato Grosso do Sul, com soluções sustentáveis, ocupa o 8º lugar no ranking nacional. (Fotos: Edemir Rodrigues)
Mato Grosso do Sul, com soluções sustentáveis, ocupa o 8º lugar no ranking nacional. (Fotos: Edemir Rodrigues)

A suinocultura de Mato Grosso do Sul tem hoje o maior índice de produtividade no país, status alcançado por meio de soluções de sustentabilidade adotadas pelo produtor rural, como a produção de energia elétrica a partir do biogás.

O setor cresceu nos últimos anos com a ampliação das indústrias, além do aumento da oferta de crédito para os produtores integrado e da desburocratização do licenciamento ambiental da atividade, realizada pelo Governo do Estado.

“Nossa suinocultura ocupa o 8º lugar no ranking nacional e hoje o melhor índice de produtividade do país. Nossa média de abate é um animal com 135kg a 140 kg, sendo que uma fêmea inseminada chega a produzir quase 1 tonelada de carne", afirma Celso Philippi Júnior, presidente da Asumas (Associação Sul-mato-grossense dos Suinocultores). "Temos granjas tecnificadas, altamente sustentáveis. Os dejetos da produção são usados como solução e geração de renda, na fertirrigação, com ganhos de produtividade para a lavoura, recuperando o pasto e beneficiando o rebanho bovino, além da geração de energia”, complementa.

Investimentos na suinocultura em MS leva o Estado a lugar mais lato no ranking nacional. (Foto: Divulgação)
Investimentos na suinocultura em MS leva o Estado a lugar mais lato no ranking nacional. (Foto: Divulgação)
Soluções ecológicas, como armazenamento de dejetos para produção de gás, estão entre as soluções.
Soluções ecológicas, como armazenamento de dejetos para produção de gás, estão entre as soluções.

De acordo om Celso Philippi, “A empresa Agriness nos conferiu o título de Estado com os melhores resultados técnicos do país. São 25 anos de história e de estruturação de uma suinocultura, que começou de uma maneira muito incipiente, mas que hoje está fortalecida, por ter sido construída sob uma base sólida. Nossos produtores são engajados e entendem a necessidade de estarmos unidos, bem representados, para que juntos, possamos acumular mais força e obter aquilo que precisamos. Com isso, iniciamos agora uma nova fase de crescimento contínuo”.

A atração de investimento privado, intermediada pela Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar), é outro fator relevante para o crescimento do setor.

“Temos hoje investimentos de R$ 500 milhões nas indústrias do setor instaladas no Estado. Esse cenário atual da suinocultura é fruto do empenho do Governo do Estado. Estamos aprimorando, em conjunto com o setor, o programa Leitão Vida para que esse crescimento continue. Mato Grosso do Sul pode ser considerado hoje a bola da vez na expansão da suinocultura. O Governo do Estado tem hoje uma política muito clara de incentivo aos produtores, com o objetivo de dar competitividade à cadeia, principalmente, àqueles que investem em tecnologia”, comentou o secretário Jaime Verruck, da Semagro.

Sustentabilidade

A Fazenda Córrego Azul, em Brasilândia, é um dos modelos de sustentabilidade que a suinocultura oferece. A propriedade, de Helder Hifog, produz energia elétrica a partir de biogás.

Máquina que gera biogás, tornando a produção sustentável.
Máquina que gera biogás, tornando a produção sustentável.

O gás metano é gerado em quatro biodigestores que recebem os resíduos das granjas de suínos da propriedade e das integradas. Em seguida, é transportado em um gasoduto interno, com 10 km de extensão, até a termelétrica, com produção inicial de 0,75 MW, o suficiente para suprir 70% dos 150 mil kW consumidos mensalmente na propriedade, alimentando duas fábricas de ração, área administrativa e pivôs de irrigação. O projeto da termelétrica recebeu licença de operação do Imasul há poucos dias e é inédito dessa forma no país.

Nos siga no Google Notícias