ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Confaz congela ICMS sobre combustíveis por 90 dias a partir de 1º de novembro

Objetivo é colaborar com a manutenção dos preços nos valores vigentes em 1º/11/21 até 31/01/22

José Roberto dos Santos | 29/10/2021 10:00
Carro sendo abastecido em posto da Capital; em outubro, combustível aumentou duas vezes. (Foto: Arquivo)
Carro sendo abastecido em posto da Capital; em outubro, combustível aumentou duas vezes. (Foto: Arquivo)

O Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) aprovou na manhã de hoje, por unanimidade, o congelamento do valor do ICMS cobrado nas vendas de combustíveis por 90 dias. A decisão foi tomada pelo colegiado em sua 339ª Reunião Extraordinária, realizada nesta sexta-feira, 29.

O objetivo é colaborar com a manutenção dos preços nos valores vigentes em 1º de novembro de 2021 até 31 de janeiro de 2022.

O Confaz é um órgão formado pelos secretários de Fazenda, Finanças ou Tributação dos estados e do Distrito Federal, presidido pelo Ministro da Economia e que tem entre suas funções celebrar convênios para concessão ou revogação de isenções, incentivos e benefícios fiscais e financeiros.

A decisão foi tomada na mesma semana em que a Petrobras anunciou o segundo aumento do mês nos preços dos combustíveis.

Como funciona na prática – Atualmente, a alíquota de ICMS cobrada pelos estados incide sobre o PMPF (Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final) dos combustíveis. Esse valor é coletado a partir de uma pesquisa de preços praticados nos postos a cada 15 dias. Por isso, quanto mais alto o combustível na bomba, maior o valor cobrado pelos estados.

O presidente do Consefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal), Rafael Fonteles, afirmou em nota que o congelamento do PMPF anunciado hoje é “uma demonstração da disposição dos estados para contribuir com o controle dos preços dos combustíveis, que já aumentaram mais de 50% só este ano, sem qualquer alteração na alíquota do ICMS”.

Política de preços – Ontem, o presidente Jair Bolsonaro afirmou durante sua live semanal nas redes sociais, que está buscando uma forma de mudar a política de preço dos combustíveis no País. Desde 2016, a Petrobras adota a chamada PPI (Política de Preços de Paridade de Importação), que vincula o preço do petróleo ao mercado internacional, com o preço do barril calculado em dólar.

Em Mato Grosso do Sul, a pauta do ICMS sobre os combustíveis está congelada há nove meses. Segundo já declarou o governador Reinaldo Azambuja em outras ocasiões, se não fosse isso, o preço estaria muito maior. “Se continuar acompanhado o preço do barril do petróleo no mercado internacional, com o dólar subindo, todo dia teremos aumento. É o momento da Petrobras mudar essa política”.

Mudanças em discussão – Aprovado na Câmara dos Deputados no dia 13 de outubro, o projeto que altera o cálculo da cobrança de ICMS sobre combustíveis está no Senado para análise. O objetivo é reduzir o preço final para o consumidor nos postos. Estados já preveem perdas na arrecadação do imposto. Mato Grosso do Sul, por exemplo, calcula perdas anuais na ordem de R$ 398 milhões, conforme já divulgado pelo Campo Grande News.

O texto aprovado na Câmara dos Deputados determina que o ICMS cobrado em cada unidade da Federação seja calculado com base no preço médio dos combustíveis nos dois anos anteriores. Atualmente, a referência é o preço médio nos 15 dias anteriores.

(*) Matéria alterada às 10:53 hs para acréscimo de informações.

Nos siga no Google Notícias