ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Contribuinte em dívida terá 114 dias para quitar IPTU com desconto

Liana Feitosa | 29/08/2014 17:20
Renegociação de dívidas de IPTU vai até 23 de dezembro. (Foto: Marcelo Victor)
Renegociação de dívidas de IPTU vai até 23 de dezembro. (Foto: Marcelo Victor)

Quem está em débito com o pagamento do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) pode receber descontos generosos e, ainda, renegociar dívidas graças ao PPI (Programa de Pagamento Incentivado) a partir de segunda-feira (1). Tem direito ao benefício fiscal inadimplentes com dívidas de IPTU vencidas até 31 de dezembro de 2013, ou quem tiver parcelas do IPTU 2014 em atraso. Considerando o prazo concedido por lei sancionada hoje pelo Executivo, serão 114 dias para a negociação.

Segundo o secretário municipal de Receita, Ricardo Vieira, é projetada uma receita de R$ 40 milhões. Para quem tem interesse no programa, Djanira Magalhães, uma das responsáveis pelo PPI, explica que basta ir até à Central do PPI-IPTU, na Rua Arthur Jorge, 500, até o dia 23 de dezembro.

"O cidadão deve trazer os documentos pessoais e do imóvel em questão, vir até à central, pegar uma senha e conversar com um dos atendentes para conferir quais os benefícios oferecidos para quem deseja pagar à vista ou à prazo", explica. O atendimento será feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, sem interrupção no horário de almoço.

Quanto antes, melhor - Segundo Djanira, os interessados que se anteciparem saem em vantagem em relação àqueles que deixarem para a última hora. "Quando mais cedo o contribuinte vier, maior será a porcentagem de desconto que poderá conquistar. Existem casos em que até 80% de desconto sobre os juros da dívida foi concedido", argumenta.

Para estimular a antecipação do cidadão, quem aderir ao programa até 30 de setembro, será beneficiado com remissão de 80% da atualização monetária e 100% dos juros de mora. Até o dia 31 de outubro, é concedido desconto de 70% da atualização monetária e 90% dos juros de mora. Já quem deixar para aderir até a data final, 23 de dezembro, terá remissão de 60% da atualização monetária e 80% dos juros de mora.

Ainda em setembro, a partir do dia 15, os contribuintes em atraso receberão em casa o valor do débito, as alternativas de renegociação e os benefícios concedidos conforme a opção.

O autônomo Davi Lopes, de 30 anos, perdeu a chance de conquistar mais vantagens na renegociação de débito por causa do ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza). "Fiquei sabendo agora, de última hora, que hoje era o último dia. Por isso os descontos que consegui não foram tão grandes", conta.

ISSQN - Empresários e autônomos com dívidas resultantes do ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) tiveram acesso a descontos generosos e renegociação de dívidas desde o dia 1 de julho deste ano até hoje (29).

Os interessados puderam dar o primeiro passo para acertar as contas com o fisco municipal que calculou um total de 45.200 empresas prestadoras de serviços com ISSQN em atraso.

Para o empresário Roque Reichel, valeu a pena renegociar. "Consegui 50% de desconto no valor total da minha dívida e ainda parcelei em 11 vezes. Assim, fica mais fácil pagar", afirma.

O contador Décio Venâncio também conseguiu renegociar débitos de empresas de três clientes. "São várias as vantagens de vir aqui renegociar, não só para quem pretende fazer pagamento à vista, mas também para quem deseja fazer parcelamento. À vista o desconto é maior, mas os juros do parcelamento feito aqui são menores", compartilha.

"Sem contar que não dá pra ficar sem renegociar porque a partir de segunda-feira (1) o empresário em débito não vai conseguir mais emitir nota. Então, se não tem dinheiro, que parcele, porque compensa", conclui.

O PPI é promovido pela lei complementar 238/2014 e oferece oportunidade de renegociação para débitos ajuizados ou não ajuizados referentes ao ISSQN, multas e notificações. Também serão contempladas as dívidas já parceladas.

Nos siga no Google Notícias