ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Crianças em férias dentro de casa? Saiba como evitar alta na conta de luz

Uso maior de computadores, geladeiras e ar-condicionado podem acarretar alta de até 50% na conta de energia após as férias

Rosana Siqueira | 17/01/2020 14:20
Quanto mais tempo a geladeira ficar aberta, maior será o consumo de energia elétrica. (Divulgação)
Quanto mais tempo a geladeira ficar aberta, maior será o consumo de energia elétrica. (Divulgação)

Quem tem criança em casa em tempo de férias já sabe. É um abre e fecha de geladeira, apaga e acende a luz, usa o videogame, computador, liga a TV e ar-condicionado. Além é claro do celular o companheiro indefectível para todas as horas. Diante de toda esta movimentação comum neste período, o consumo de energia pode aumentar ate 50% na casa por causa da rotina diferente dos outros meses do ano. Por isso é seguir algumas dicas para evitar mais um susto na hora de pagar a conta em fevereiro.

De acordo com o gerente comercial da Energisa, Helier Fioravante, é preciso mudar o comportamento. “O consumo mais elevado pode variar em até 50% na fatura em caso de famílias que utilizarem em excesso alguns eletrodomésticos que são vilões, como o ar-condicionado e chuveiro elétrico. Além disso, não podemos esquecer que equipamentos mais antigos tendem a gastar mais do que os mais novos”, explica.

O gerente ainda esclarece que a variação de consumo por quilowatt hora, significa também uma maior ou menor incidência de carga tributária. “De 0 a 50 Kw/horas de consumo, o cliente não paga nada de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Se passar de 51% já paga 17% de imposto, além da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP). Então, além do aumento do consumo de energia também têm as tributações, que impactam diretamente no valor final da conta de energia”, ressalta.
Franceli Baião, tem 44 anos, é diretora de criação e mora com a família, de quatro pessoas, no bairro Jardim TV Morena. Ela conta que toma algumas medidas para não sair do controle.

“O verão reflete em um aumento de 30% na nossa fatura, como o calor é bem mais intenso neste período. Meus filhos ficam mais em casa nas férias, recebem os amigos e algumas vezes vão ao cinema ou shopping. Mas, apesar disso, tentamos manter os bons hábitos, como apagar as luzes, dar preferência para os ventiladores e banhos breves e mais frios. Se o ar estiver ligado sempre fechamos as portas, e quando viajamos tiramos tudo da tomada e deixamos a geladeira no mínimo”, contou Franceli.

Pais devem monitorar o tempo que os filhos ficam com aparelhos elétricos ligados. (Arquivo)
Pais devem monitorar o tempo que os filhos ficam com aparelhos elétricos ligados. (Arquivo)

Algumas dicas para economizar nessa época:

1. Use a ventilação natural e evite ao máximo ar-condicionado durante o dia.
Quanto mais quente do lado de fora, mais o ar-condicionado precisará usar energia elétrica para manter a temperatura agradável dentro de onde está instalado. Se ainda assim precisar ligar, lembre-se de colocar a temperatura em 23º, além de manter as portas e janelas sempre fechadas quando ligado.

2. À noite, use a tecnologia a seu favor: programe o ar-condicionado para que ele desligue sozinho, de madrugada, após alcançar a temperatura desejada.
Atenção para um cuidado muito importante: a manutenção do aparelho. Lavando o filtro uma vez por semana e contratando uma limpeza profissional do aparelho ao menos uma vez por ano, ele vai exigir menos do compressor e consumir menos energia.

3. Precisa pegar algo na geladeira? Escolher antes de abrir é importante.
Quanto mais tempo fica aberta, maior é o consumo. Se a geladeira estiver instalada muito perto do fogão ou de janela por onde entre muito sol, a equipe da Energisa recomenda que se avalie a mudança de local. O calor faz com que o motor da geladeira consuma muita energia para manter o interior gelado.

Super dica: Para evitar o abre e fecha a toda hora durante as brincadeiras, vale deixar uma jarra com água e bastante gelo do lado de fora. Uma garrafa térmica grande, daquelas de piquenique, também pode ser muito útil neste período.

4. Não está jogando? Desligue a TV e o videogame.
Videogames, computadores e aparelhos de TV devem ser desligados quando não estiverem em uso. No caso do computador, caso não seja possível desligá-lo totalmente, é importante ao menos desligar o monitor.

5. De dia, deixe o sol entrar!
Evite deixar lâmpadas acesas durante o dia. Janelas, cortinas e persianas abertas deixam entrar luz natural e renovam o ar do ambiente. À noite, procure acender somente as lâmpadas necessárias.

6. Promova atividade com as crianças que não exigem uso de energia.
Atividades como pular corda, pular elástico, pique-esconde, pega-pega, natação e bicicleta trazem benefícios adicionais: além da economia de energia, favorecem a socialização e a saúde, ao colocar o corpo em movimento.

Nos siga no Google Notícias