ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Dez meses após elevar valor, Olarte acaba com indenização de transporte

Priscilla Peres e Lidiane Kober | 06/05/2015 15:54
Prefeito afirma que cortes são necessário para manter finanças equilibradas. (Foto: Fernando Antunes)
Prefeito afirma que cortes são necessário para manter finanças equilibradas. (Foto: Fernando Antunes)

O prefeito Gilmar Olarte (PP) cortou a indenização de transporte dos agentes sanitários de Campo Grande. O benefício foi criado em 2012, na gestão do então prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), ampliada no ano passado e consiste em aporte financeiro de R$ 1,3 mil para cada trabalhador.

O objetivo do benefício é de indenizar os servidores que utilizam veículo próprio durante seu expediente de trabalho. Para isso, era pago o salário mensal mais 7,5%, com o qual o funcionário poderia arcar gastos com depreciação do veículo, abastecimento, lubrificação, pneus, manutenção e seguros.

Em julho do ano passado, Olarte publicou decreto instituindo a indenização aos servidores dos cargos de fiscal sanitário e agente fiscal sanitário, pertencentes a Secretaria municipal de Saúde Pública. Na época ele aumentou o índice de 7,5% para 30% do valor da gratificação de produtividade mensal.

Motivos - O secretário de administração, Wilson do Prado, que assina o decreto dos cortes junto com Olarte, afirma que a decisão faz parte dos cortes previstos para diminuir o custo da folha de pagamento. "Hoje a prefeitura não tem mais como dar esse benefício. Ele é feito por decreto, é temporário e não acompanha a base salarial, por isso pode ser retirado", diz.

Quanto a insatisfação dos servidores, Prado afirma que "preocupa, mas ninguém gosta de tirar benefício. É uma dor no coração" e justifica dizendo que o problema "é a falta de recursos, o que não permite manter o mesmo nível salarial". O secretário conta que pretende "devolver" o benefício, quando as finanças estiverem recuperadas.

Servidores - Questionado pelo Campo Grande News sobre o impacto do corte, o agente fiscal sanitário farmacêutico, César Augusto Brandão, afirma que não sabia que iria perder o benefício. "Não houve discussão com a categoria, fomos surpreendidos com a publicação", disse.

César que é sindicalizado, conta que a prefeitura só dispõe de três veículos oficiais para para atender 80 fiscais e fazer todo o trabalho. Por não ser suficiente que o município criou a indenização por transporte. "Se não usarmos nossos veículos próprios, o trabalho não é feito", afirma.

Ele ainda lembra "que não é benefício e sim uma indenização de transporte para custear gastos com a utilização do próprio veículo em serviço". O sindicato da categoria deve se reunir hoje ou amanhã e já pensa em paralisação. "Quando houve a negociação, o prefeito disse que não haveria problema, pois não afetaria o índice prudencial da folha e pagamento".

Nos siga no Google Notícias