ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Diretoria da Aneel já está reunida para decidir reajuste da Enersul

Marta Ferreira | 06/05/2014 08:29

Já começou, em Brasília, a reunião da diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) que vai decidir o reajuste tarifário anual para os 909 mil clientes da Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul), responsável pelo abastecimento de 74 municípios do Estado. A empresa pede aumento de 16,19%.

A audiência seria realizada em abril, mês em que ocorre a recomposição tarifária todos os anos, desde que a Enersul foi privatizada, mas uma liminar da Justiça Federal impediu a realização da sessão, acatando o argumento de que não foram cumpridos prazos determinados em normativa da própria agência.

Na semana passada, no dia 30, o TRF 3 (Tribunal Regional Federal da 3ª região), com sede em São Paulo, julgou recurso da Aneel e aceitou o argumento do órgão de que os prazos já foram cumpridos, revogando a liminar concedida no dia 7 de abril. Com a decisão favorável, foi marcada para hoje a sessão.

O deputado estadual Marcos Trad (PMDB), que entrou com a ação que suspendeu o processo, está em Brasília e faz, durante a sessão, a defesa de um reajuste menor do que o solicitado pela Enersul. Para ele, o percentual deve ficar entre 10 e 12%, em razão das medidas anunciadas em abril pela presidente Dilma, que reduziram o valor da tarifa, em 18% para os consumidores residenciais.

Em outros estados, a Aneel concedeu reajuste de até 22,64%. É o caso do Rio de Janeiro. Em São Paulo, a elevação da tarifa foi de 17,23%; em Minas Gerais, de 14,76% e no Mato Grosso o aumento foi de 13,42%.

A Enersul está sob o comando do grupo Energisa, desde o dia 11 de abril, depois de enfrentar uma crise financeira que colocou a empresa sob intervenção da Aneel e depois à venda.

Nos siga no Google Notícias