ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Do carro de boi ao eldorado da indústria, Angélica renasce com a cana

Aline dos Santos e Nadyenka Castro | 26/11/2011 09:40

Quem mora há muito tempo no município é testemunha da transformação. Quem mudou, retornou. Agora, os jovens, que representam o futuro, não querem sair

Antônio de Jesus é testemunha da transformação do município. Ele viu carros de boi e agora os caminhões. (Foto: João Garrigó)
Antônio de Jesus é testemunha da transformação do município. Ele viu carros de boi e agora os caminhões. (Foto: João Garrigó)

Ao som das “modas” tocadas na sanfona, o peão Antônio de Jesus, de 75 anos, viu da janela de casa os carros de boi virar caminhões com destino a Angélica, município a 263 quilômetros de Campo Grande. Não foi apenas uma mudança de paisagem, mas de perspectivas.

O sergipano, que em terras sul-mato-grossenses ganhou o improvável apelido de Gaúcho, testemunhou por décadas os vizinhos abandonarem o município diante da falta de oportunidades da economia restrita à agropecuária e à soja. Agora, o eldorado econômico atende pelo nome de cana-de-açúcar, atraindo mais e mais pessoas em busca de uma vida melhor.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que enquanto entre a década de 1990 e início da de 2000 a população reduziu, de 2008 a 2010 muitas pessoas fixaram endereço no município. Em 1991, Angélica tinha 8.834 habitantes. Nove anos depois havia 7.356. Em 2007, só ficaram 7.253. Já em 2010, o Censo indicou 9.170 pessoas.

Gente que refaz os passos percorridos por Antônio há 40 anos. Mas ao contrario do peão, que fez a vida graças à lida no campo, só conseguiram oportunidade graças à industrialização. São homens e mulheres que vieram trabalhar na Usina Adecoagro, inaugurada em 2006. A multinacional gera 2.700 empregos diretos, que garantem o sustento das famílias e faz o dinheiro circular, dando novo fôlego à economia local.

“A cidade estava acabando. Todo mundo indo embora. Não tinha mais comércio, mais nada. Agora, está crescendo”, relata Leandro Teixeira, de 34 anos.

Ele sentiu na pele a falta de oportunidades. “Tive que ir para o interior paulista. Retornei a Angélica em 2008 por causa do emprego na usina, que produz açúcar, álcool e energia”, conta. Um ano depois, sua esposa também veio para Angélica, onde trabalha em uma indústria do setor têxtil. A empresa confecciona roupas para uma rede de lojas.

O aquecimento da economia também permitiu que José Vieira da Silva, de 61 anos, voltasse para a casa. Depois de ter que dizer adeus a terra natal, ele foi tentar a sorte em Americana, no interior de São Paulo. O retorno ocorreu depois de duas décadas. Empreendedor, José montou uma serralheria, empregou quatros pessoas e faz de tudo um pouco, incluindo serviços para a usina. Em breve, ele trará a esposa e o filho.

José Vieira retornou à Angélica após duas décadas no interior paulista. Atento às oportunidades, abriu um negócio e já emprega quatro trabalhadores. (Foto: João Garrigó)
José Vieira retornou à Angélica após duas décadas no interior paulista. Atento às oportunidades, abriu um negócio e já emprega quatro trabalhadores. (Foto: João Garrigó)

“Aqui tem espaço para todo mundo que quer trabalhar”, atesta a empregada doméstica Maria Eunice Santos Silva, de 52 anos. Natural de Nova Andradina, ela trocou de cidade e comemora o novo endereço, que agora corresponde à casa própria. Maria mora na residência que constrói junto com o esposo em um dos 500 terrenos doados pela prefeitura. Ela trabalha para um casal de funcionários da multinacional. Os dois filhos são empregados da usina e o marido é pedreiro.

A confiança no futuro segue no ritmo dos caminhões da Adecoagro, que o peão e sanfoneiro Antônio vê passar diariamente na avenida em frente de casa, no distrito de Ipezal. Mais recentemente, também trafegam na Presidente Vargas veículos ligados à obra de pavimentação dos 32,51 quilômetros da MS-274 que integram o distrito à área urbana do município.

Sonhos e conquistas - Casa própria, carro, computador, televisão moderna: itens que deixam a lista de desejos para virarem realidade entre os trabalhadores de Angélica.

“A gente ficava num barraco alugado. Há três anos meu pai comprou dois terrenos e construímos aqui. Depois vamos construir a nossa casa”, planeja o borracheiro William Rebouça dos Santos, de 17 anos.

Wanderlei Pereira dos Santos, de 37 anos, saiu de um sítio em Glória de Dourados e trabalha desde 2010 na usina. Com o salário de operador de máquinas conseguiu comprar um carro popular ano 1996 à vista, computador e móveis para a casa alugada no bairro Paloma, nascido exclusivamente da grande procura por imóveis por funcionários da Adecoagro.

Gilmar e a esposa comemoram o emprego com carteira assinada, a casa própria e o casamento. (Foto: João Garrigó)
Gilmar e a esposa comemoram o emprego com carteira assinada, a casa própria e o casamento. (Foto: João Garrigó)

Quem também mora no Paloma, é Gilmar Pereira Lopes, de 29 anos, e a esposa. A felicidade do casal tem o formato de um imóvel com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. A casa foi financiada pela Caixa Econômica Federal. “É um sonho realizado. Estou recém-casado, tenho minha casa e minha moto”, relata Gilmar, que trabalha como operador de maquinas e há três anos trocou Deodápolis por Angélica.

Além de comemorar a carteira assinada, plano de saúde, refeição, uniforme e outros benefícios oferecidos pela usina, Everton First Tiburcio também conquistou uma família. Ele se casou em 2010, já tem um terreno e quer a casa própria. “Estamos lutando para construir nossa casa”.

O pai do jovem, que trabalha na área de segurança patrimonial da empresa, foi quem falou sobre a oportunidade profissional. Everton não desperdiçou e agora se considera realizado. “Sou feliz porque agora estou com a minha família”.

O jovem deixou Campo Grande em 2009 para mudar de vida. Após fazer curso na própria empresa, começou como operador de maquinas. Hoje, é ele quem ensina àqueles que estão começando.

Crescer, crescer, crescer - Os novos tempos também refletem no restaurante dos Dalawi. O estabelecimento, que chega aos 19 anos, começou com duas portas. “Agora compramos a esquina”, conta o empresário Danilo Dalawi, de 24 anos, que também trabalha com buffets, coquetéis e já forneceu 900 refeições para a usina.

Atualmente, o restaurante vende 200 refeições por dia para funcionários de órgãos públicos. Diferente do que normalmente acontece com jovens que moram no interior, Danilo não pensa em se mudar para a cidade grande. “Aqui estava difícil, o comércio fechando. Agora a situação é outra”.

Dona de farmácia há três décadas, Ana Maria Corvellone, de 60 anos, também precisou se adequar ao novo cenário. “As vendas aumentaram em 60%”, diz. Para não perder clientes, Ana Maria passou a comprar mais mercadorias e a vender também através de programas do governo federal, como o Farmácia Popular.

Casas do bairro Paloma construído para trabalhadores da usina. (Foto: João Garrigó)
Casas do bairro Paloma construído para trabalhadores da usina. (Foto: João Garrigó)

Comerciante do ramo de materiais de construção, Francisco Geraldo Rodrigues Filho percebeu a falta de imóveis para quem chegava à cidade e transformou o problema em oportunidade. Loteou uma chácara de 48,8 mil hectares e construiu 148 casas em dois anos.

Para erguer os imóveis, o empresário trouxe trabalhadores de Juara(Mato Grosso), do interior de São Paulo e Naviraí. “Dei respaldo financeiro e de saúde”. As residências, conforme Francisco, estão quase todas vendidas e 99% são financiadas. O público alvo é formado por funcionários da usina e terceirizados.

As casas, de diferentes modelos e tamanhos, custam, em média, R$ 75 mil. Francisco salienta que o setor imobiliário tem potencial para um crescimento ainda maior em Angélica. “Aqueles que ganham mais foram para Ivinhema, que oferece mais estrutura”, revela.

A prefeitura doou 500 terrenos para pessoas que comprovassem condições de construir a casa própria e o governo estadual fez mais 150 imóveis populares.

Cinco mil empregos - Para os próximos anos, a Adecoagro já tem planejado o seu plano de expansão. Com a inauguração da unidade de Ivinhema, prevista para 2012, a multinacional vai gerar cinco mil empregos direto, total que seria suficiente para empregar, por exemplo, toda a população de Novo Horizonte do Sul.

Já a produção das duas usinas deverá chegar a 10 milhões de toneladas a partir de 2017 com o total de 52 mil hectares de área plantada. Responsável pelo recrutamento e seleção dos trabalhadores, a psicóloga Andrea Duarte Martins afirma que o principal entrave para a contratação de mais pessoal é a escassez de mão de obra capacitada.

“Temos dificuldade para encontrar profissionais qualificados. Mas oferecemos treinamentos. Por exemplo, 100% dos nossos operadores de colhedoras foram treinados pela empresa”, conta.

Máquina e colhedora operadas por trabalhadores capacitados pela empresa. A colheita da cana é o segundo passo do processo que tem transformado Angélica. (Foto: João Garrigó)
Máquina e colhedora operadas por trabalhadores capacitados pela empresa. A colheita da cana é o segundo passo do processo que tem transformado Angélica. (Foto: João Garrigó)

Também são treinados pela multinacional motoristas e tratoristas. A oportunidade de aprendizado não foi desperdiçada por João Luís Requeno, de 22 anos. Ele tinha acabado de ser contratado quando falou com a reportagem do Campo Grande News.

“Vou trabalhar na logística. Não tenho curso, mas eles dão. Vou fazer o curso na próxima semana e depois já trabalhar com checagem de cargas de açúcar dos caminhões”, garante.

De acordo com a psicóloga Andrea Martins, a política da empresa é de contratar mão de obra local. A usina quer a instalação de uma unidade do Senai (Serviço Nacional da Indústria) em Ivinhema, para facilitar o processo de seleção.

Andrea nasceu em Mato Grosso do Sul, foi para o interior de São Paulo e voltou ao Estado para trabalhar na usina. Ela explica que profissionais com cargos de liderança foram trazidos de outras cidades devido à experiência no ramo, mas, alguns funcionários locais já subiram de posição.

Desafios de cidade grande - Prefeito de Angélica, João Donizeti Cassuci (PDT) enfatiza que a diversificação da economia foi a responsável pela cidade voltar a se desenvolver. “Quem saiu na década de 90 até 2005 está voltando. Quase todos por causa da usina. Ninguém ia voltar sem emprego”, afirma.

Para a administração municipal, o crescimento trouxe desafios de cidade grande. “A coleta de lixo aumentou exageradamente. Antes da usina, o caminhão passava duas vezes por semana, agora são seis e expediente durante o dia todo. E não estamos dando conta”, revela o prefeito, que teve que contratar mais garis para o serviço.

Também aumentaram os gastos com saúde pública e a necessidade de ampliar número de vagas nas creches e escolas.

Em contrapartida, apesar de a população ter aumentado, os repasses financeiros continuam os mesmos. Segundo o prefeito, o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) ainda é de 0,06%. “O número de habitantes não extrapolou o limite para aumentar”, explica.

Nos siga no Google Notícias