ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Drones serão utilizados para análise de precisão da lavoura de soja

Priscilla Peres | 29/10/2014 14:51
Área já foi escolhida e análise começa nesse fim de semana.  (Foto: Famasul)
Área já foi escolhida e análise começa nesse fim de semana. (Foto: Famasul)

A safra de soja 2014/15 em Mato Grosso do Sul será monitorada com mais precisão, por meio de imagens de alta resolução e que vão proporcionar ao produtor mais conhecimento sobre área e pragas. Isso será possível com a utilização de drones em lavouras e os dados serão disponíveis no Siga (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio).

A análise será feita por meio de uma parceria entre a Aprosoja/MS (Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), além de duas empresas que vão disponibilizar os drones, para a captura das imagens em uma propriedade rural de Campo Grande.

O analista de grãos da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Leonardo Carlotto, explica que foi escolhida uma propriedade em que o plantio ainda não começou, para que a análise seja feita de forma integral. "Já fizemos uma visita na área escolhida e o trabalho está previsto para começar nesse fim de semana, junto com o plantio. O objetivo é acompanhar a safra desde o início até a colheita".

Será feito o acompanhamento semanal da progressão do plantio com a observação do possível crescimento de ervas daninhas, surgimento de pragas, falhas na plantação e falta ou excesso de água. "Temos duas áreas, uma de 14 anos e outra de 2 anos de cultivo, também vamos ver a diferença entre as áreas recente e antiga e ver a viabilidade de identificar pragas e doenças a partir das imagens", afirma Carlotto.

O analista afirma que o trabalho vai resultar em uma agricultura de precisão, pois os drones tem um alcance maior do que o satélite. "Atualmente disponibilizamos as informações rurais por meio do Siga que coleta imagens via satélite, só que com baixa resolução e a cobertura de uma área grande. Com os drones as imagens serão em alta resolução e em escalas menores".

Carlotto reforçou ainda que os resultados da pesquisa serão essenciais para que se possa mensurar a economia alcançada, lucro, rendimento e aumento na produção. “O resultado desta pesquisa nos oferecerá subsídios para analisar o custo benefício do investimento com o equipamento, e se vale a pena para o produtor rural”, reforçou o analista.

Nos siga no Google Notícias