ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Em MS, mais da metade não fez declaração

Redação | 24/04/2008 10:19

A uma semana de esgotar o prazo para prestar contas ao Leão, mais de 50% dos contribuintes de Mato Grosso do Sul ainda não entregaram a declaração do imposto de renda, segundo dados atualizados à meia-noite de ontem pela Receita Federal.

De 311 mil declarações esperadas pela Receita Federal, apenas 148.598 foram recebidas até ontem, o que significa que ainda faltam 52%. A Receita avisa os contribuintes que quanto mais próximo do prazo final para declarar, que é 30 de abril, mais suscetível o contribuinte está a transtornos como congestionamento na emissão do formulário via internet.

O sistema tem capacidade para receber mil declarações por minuto, mas ocorre que o atraso dos contribuintes é uma situação nacional. No País 45% ainda não entregaram a declaração.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Escritórios de Contabilidade, Estevão Rocha, afirma que é preciso uma mudança cultural, no sentido das pessoas não adiarem os compromissos. Ele lembra que por conta da demanda de última hora os escritórios ficam sobrecarregados e muitos acabam restringindo o atendimento nos últimos dias para dar conta da demanda.

Conforme informações da Receita Federal, o contribuinte obrigado a declarar, no caso de entrega após o prazo previsto, fica sujeito ao pagamento de multa por atraso, calculada da seguinte forma:existindo imposto devido, multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, incidente sobre o imposto devido, ainda que integralmente pago, observados os valores mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido; inexistindo imposto devido, multa de R$ 165,74.

Nos siga no Google Notícias