ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Em MS, pequenas empresas têm aumento de 141% na geração de empregos em fevereiro

Dado é positivo, mas menor que quantidade de empregos gerados por pequenos negócios no começo de 2021

Liana Feitosa | 07/04/2022 15:57
Em MS, agropecuária é segundo setor que mais gerou empregos em pequenas empresas no mês de fevereiro. (Foto: Famasul)
Em MS, agropecuária é segundo setor que mais gerou empregos em pequenas empresas no mês de fevereiro. (Foto: Famasul)

As MPEs (micro e pequenas empresas) de Mato Grosso do Sul geraram 4.770 empregos em fevereiro deste ano, segundo dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) divulgados nesta quinta-feira (7), com base em dados do novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

No Brasil, os pequenos negócios foram responsáveis por cerca de 67% do volume total de empregos gerados no país. Em fevereiro de 2022 em MS, 1.979 postos foram criados por MGEs (médias e grandes empresas), contra 4.770 por MPEs.

Comparativo - Quando considerados os dados de janeiro e fevereiro de 2022, o acumulado registrado foi de 6.957 ocupações geradas por micro e pequenas empresas de Mato Grosso do Sul, contra 3.016 empregos gerados por médias e grandes empresas.

Mesmo o saldo gerado pelas MPEs sendo positivo, o índice é menor que o registrado no mesmo período do ano passado, quando os pequenos negócios geraram 9.580 empregos no Estado. Em contrapartida, foram poucos os postos de trabalho gerados em janeiro e fevereiro do ano passado por MGEs: 538, contra 3.016 empregos gerados nesses mesmos meses de 2022.

Setores aquecidos - O setor que mais contratou em fevereiro de 2022 foi o de serviços, com 2.286 empregos gerados e, em segundo lugar, ficou a agropecuária, com 1.044 postos gerados. Quando considerados os dados de janeiro e fevereiro deste ano, esses dois setores continuam na dianteira da criação de postos profissionais.

Nos siga no Google Notícias