ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Em MS, Zicosul discute logística para encurtar distância

Redação | 21/05/2010 10:39

Realizado nesta sexta-feira em Campo Grande, o 1º Fórum Internacional de Logística do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) - Zicosul (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul) reúne governantes e empresários para discutir a integração física e econômica entre Mato Grosso do Sul e regiões da Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai.

"Temos que encurtar distâncias, não só no plano geográfico, mas desburocratizar relações. São tantas dificuldades que insistem em nos separar", afirmou o presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Logen, ao comentar os entraves ao livre comércio na região.

Longen ressalta que a indústria avança, mas enfrenta gargalos, como o transporte rodoviário. "As estradas estão estranguladas. O custo do frete afeta a competitividade dos produtos". Durante o encontro, será discutido a Rota Bioceânica, que ligará o Porto de Santos, no Brasil, a dois portos no Chile. A rota passa pelo Estado.

O governador André Puccinelli (PMDB) afirmou que Mato Grosso do Sul tem posição estratégica, localizado entre Bolívia, Paraguai, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Paraná. "A integração através da logística para integrar nossos povos, de forma comercial e cultural. Diversificando a matriz econômica de nossas regiões", defende.

Presidente da Zicosul, o governador da Província de Salta (Argentina), Juan Manuel Urtubey, também defendeu que a parceria traga "não só bons negócios", mas integração entre a população.

O Zicosul é formado por nove províncias argentinas, oito departamentos bolivianos, cinco regiões chilenas, todos os departamentos paraguaios e mais Mato Grosso do Sul.

As reuniões do fórum integram a programação da Expo-MS Industrial, que acontece até amanhã no Centro de Convenções Albano Franco.

Nos siga no Google Notícias