A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 20 de Maio de 2018

21/05/2010 10:39

Em MS, Zicosul discute logística para encurtar distância

Redação

Realizado nesta sexta-feira em Campo Grande, o 1º Fórum Internacional de Logística do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) - Zicosul (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul) reúne governantes e empresários para discutir a integração física e econômica entre Mato Grosso do Sul e regiões da Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai.

"Temos que encurtar distâncias, não só no plano geográfico, mas desburocratizar relações. São tantas dificuldades que insistem em nos separar", afirmou o presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Logen, ao comentar os entraves ao livre comércio na região.

Longen ressalta que a indústria avança, mas enfrenta gargalos, como o transporte rodoviário. "As estradas estão estranguladas. O custo do frete afeta a competitividade dos produtos". Durante o encontro, será discutido a Rota Bioceânica, que ligará o Porto de Santos, no Brasil, a dois portos no Chile. A rota passa pelo Estado.

O governador André Puccinelli (PMDB) afirmou que Mato Grosso do Sul tem posição estratégica, localizado entre Bolívia, Paraguai, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Paraná. "A integração através da logística para integrar nossos povos, de forma comercial e cultural. Diversificando a matriz econômica de nossas regiões", defende.

Presidente da Zicosul, o governador da Província de Salta (Argentina), Juan Manuel Urtubey, também defendeu que a parceria traga "não só bons negócios", mas integração entre a população.

O Zicosul é formado por nove províncias argentinas, oito departamentos bolivianos, cinco regiões chilenas, todos os departamentos paraguaios e mais Mato Grosso do Sul.

As reuniões do fórum integram a programação da Expo-MS Industrial, que acontece até amanhã no Centro de Convenções Albano Franco.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions