ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Em tempos de crise, Procon lança programa para ajudar a sair do sufoco

Lançado em parceria com universidade particular, programa vai orientar douradenses sobre como negociar dívidas com cartão de crédito, financiamentos, cheque e crediário

Helio de Freitas, de Dourados | 30/06/2015 12:52
Programa “Saindo do Sufoco”, lançado pelo Procon, vai ajudar douradense a negociar as dívidas (Foto: Eliel Oliveira)
Programa “Saindo do Sufoco”, lançado pelo Procon, vai ajudar douradense a negociar as dívidas (Foto: Eliel Oliveira)

Para ajudar as pessoas endividadas a enfrentar a crise e conseguir colocar as contas em dia, o Procon de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, lançou o programa “Saindo do Sufoco”. Com apoio da prefeitura e em parceria com a universidade particular Unigran, o órgão municipal de defesa do consumidor vai oferecer consultoria de graça através dos cursos de ciências administrativas e contábeis.

De acordo com a prefeitura, o objetivo do programa é reduzir o número de pessoas endividadas, ajudando-as com auxílio de profissionais a negociar dívidas com cartão de crédito, financiamentos, cheque e crediário em lojas.

Para receber ajuda, basta o morador procurar o Procon de Dourados e apresentar as dívidas. O órgão vai chamar os credores para uma audiência extrajudicial e atuar como intermediário para negociar as melhores condições de pagamento.

O programa foi criado através de uma parceria firmada pelo prefeito Murilo Zauith (PSB), pelo diretor do Procon Rozemar Mattos, pelo procurador geral do Município, Ilo Rodrigo de Farias Machado, e pelo auditor da Unigran, Domingos Renato Venturini.

Murilo afirmou que a intermediação do Procon nessas situações vai possibilitar ao consumidor resolver questões financeiras e pegar as dívidas sem prejudicar o orçamento familiar.

Orientações sobre orçamento – Além da ajuda para a negociação das dívidas, o Procon vai realizar palestras para orientar sobre orçamento e controle financeiro. Com a orientação, o morador poderá organizar melhor o controle de suas contas e descobrir caminhos mais fáceis para saldar débitos e saber se o que está sendo cobrado é legalmente permitido.

A Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) e a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) confirmaram participação no programa, que vai ajudar o comércio local a receber dívidas antigas e permitir que o consumidor retome o crédito.

Em Dourados, pelo menos 35 mil consumidores estão inscritos no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). O total das dívidas dessas pessoas nas lojas locais passa de R$ 16 milhões.

Nos siga no Google Notícias