A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

04/09/2012 14:58

Empresa inicia 4ª extração de eucalipto e exibe estrutura de gigante da celulose

Paula Vitorino
Máquina corta, derruba e descasca eucalipto. (Foto: Minamar Júnior)Máquina corta, derruba e descasca eucalipto. (Foto: Minamar Júnior)

Com números altos, tanto de investimento como de expectativa de produção, a empresa de celulose Eldorado, que pretende ser a maior fábrica em linha única do mundo, inaugurou hoje o 4º módulo de colheita de eucalipto, de um total de 500 mil metros cúbicos que serão colhidos para a inauguração da fábrica.

A Eldorado, do grupo JBS, começa a operar no dia 15 de novembro, em Três Lagoas, e será inaugurada no dia 12 de dezembro. A presença da presidente Dilma Roussef já está confirmada para a solenidade, segundo a empresa.

Nesta etapa, a colheita está sendo no rancho Caimá, na saída para Três Lagoas, em Campo Grande. Serão colhidos cerca de 30 mil metros cúbicos no local. Desde maio já foram realizadas outras três colheitas em outras fazendas.

Cada módulo de colheita conta com 20 máquinas, além de cerca de 60 operadores e 28 mecânicos. Ao todo, o processo envolve 650 trabalhadores na colheita, 1 mil para transporte e 1.500 mil para a produção.

Cerca de 70% da mão de obra passou por treinamento para aprender a utilizar a tecnologia dos equipamentos totalmente informatizados.

O cabeçote de uma das máquinas, que corta, derruba e descasca o eucalipto só com os comandos do motorista na cabine, custa 150 mil dólares.

O investimento inicial na fábrica é de R$ 6,2 bilhões, incluindo incentivos e parcerias. A empresa prevê expansão para os próximos anos com mais linhas de produção, com a meta de transformar o município de Três Lagoas na capital da celulose no mundo.

Diretor da empresa diz que fábrica será a maior do mundo. Diretor da empresa diz que fábrica será a maior do mundo.

Produção - Depois que estiver em operação, o diretor florestal da Eldorado, Germano Vieira, diz que a estimativa é produzir 1,500 milhão de tonelada de celulose por ano. Para isso, serão colhidos 6 milhões de metros cúbicos de eucalipto anualmente.

Para atender a demanda de matéria-prima, a fábrica está produzindo eucalipto em área de 100 mil hectares, já com projeto de expansão para 160 mil nos próximos anos. A área fica na região de Selvíria, Três Lagoas, Água Clara e Inocência.

“A empresa fez o mapeamento do Estado para ver onde seria mais apropriado para a plantação e instalação. A região leste é propícia pelo tipo de solo”, explica.

O diretor diz que a previsão é de que a partir de 2017 a matéria-prima utilizada pela fábrica seja totalmente própria. “Até lá vamos produzindo com parte do euca e outra parte comprada”, explica.

O coordenador de colheita, Eurico Moraes, explica que o processo de colheita e plantio do eucalipto demora cerca de 6 anos. Após a colheita, o transporte do eucalipto demora cerca de 90 dias.

Na fábrica, o eucalipto é picado, passa por processo de cozimento até se transformar em espécie de pasta, que sofre processo de branqueamento até virar a celulose.

A folha de celulose é vendida como matéria-prima para fábricas de papel, fralda, absorvente íntimo e outros produtos.



Eu me chamo jurimar, sou formado recentemente no curso de operador de maquina Harveste, gostaria de ter uma oportunidade para eu aplicar o que eu aprendi no decorrer do curso. Por favor mande me um e-mail de confirmação onde eu posso deixar o meu currículo.
No aguardo de sua resposta...
 
Jurimar Teixeira de Souza em 03/02/2014 23:20:08
"Eu vou plantar uns eucalipto
Que é pra ver se eu fico rico..."
 
RODRIGO DA COSTA em 05/09/2012 11:44:14
Muito bem, agora é verificar como ficará a manutenção das condições de tráfego das rodovias por outros usuários, já que o trânsito constante de caminhões pesados no transporte dessa matéria prima certamente causará sérios danos à pavimentação.
 
Marcos Caetano em 05/09/2012 01:15:51
Tá!! Beleza né? E o que fazer com o solo degradado depois da "colheita maldita"? Será que a empresa vai recuperar ou vai deixar a terra arrasada?
 
LUIZ EUGENIO DE ARRUDA em 04/09/2012 11:33:13
qual espécie mais indicada para a produção de celulose, alguém sabe??? citriodora?? uragrandis? saligna??
 
Caio Magno Duncan Couto em 04/09/2012 09:56:48
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions