ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Enquanto comércio toma fôlego, preços sobem em ano de retomada

Mato Grosso do Sul viveu o pior da pandemia do coronavírus e o comércio sentiu além do reflexo do ano anterior

Beatriz Magalhães | 01/01/2022 09:06
Moviento no comércio central de Campo Grande após feriado de Natal (Marcus Maluf)
Moviento no comércio central de Campo Grande após feriado de Natal (Marcus Maluf)

No início de 2021, a expectativa da chegada da vacina contra a covid-19 e o desejo pela retomada das atividades econômicas tomou conta dos sul-mato-grossenses. Mas, no mesmo ano da vacina, Mato Grosso do Sul viveu o pior da pandemia do coronavírus e o comércio sentiu além do reflexo do ano anterior, o peso da pouca demanda.

A crise na saúde só amenizou com o avanço da vacinação, melhorando a confiança dos empresários e também dos consumidores. A demanda reprimida tem alavancado todos os setores e 2021 se encerra com a expectativa de um novo ano de retomada, com números ainda melhores que os apresentados antes da pandemia.

“Dados das nossas pesquisas periódicas mostram um bom desempenho e apontam um futuro promissor. É percebido um aumento no movimento do comércio, mesmo com a pandemia. Neste período tivemos uma Capital com um desempenho diferente do resto do país”, pontua o presidente da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), Renato Paniago.

Inflação - Apesar do crescimento das vendas do comércio, a Capital pôde observar, em novembro, o maior índice inflacionário do ano, com um aumento de 1,47% se comparado a outubro. No ano, a taxa acumulou uma alta de 10,4%, enquanto que em 12 meses a variação chegou a 12,07%.

Um dos principais responsáveis pela alta foi o combustível - gasolina, diesel e etanol, com um aumento de 8,93% em novembro, sendo esse o sétimo mês consecutivo de crescimento.

Menos dinheiro no bolso e pouca comida no prato - De acordo com dados divulgados no início de dezembro pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 21% dos sul-mato-grossenses vivem com menos de meio salário mínimo, que representa R$ 550.

Em Campo Grande, a maioria das famílias que vivem nas favelas sobrevivem com auxílios do Governo e doações. Ainda de acordo com a pesquisa, o Estado está entre os menores percentuais de sua população abaixo da linha de extrema pobreza.

Em 2021 o preço da cesta-básica também apresentou aumento. Com alta do dólar frente ao real, variações climáticas intensas e abruptas e redução das áreas de cultivo, o sul-mato-grossense destina cerca de 63% de um salário mínimo para a compra de itens básicos de alimentação.

“Esse cenário ajuda a entender o aumento do comprometimento do salário mínimo com a aquisição de alimentos. Os sucessivos aumentos nos preços dos itens e o maior comprometimento para a aquisição desses produtos, implica em menor disponibilidade financeira para que outras necessidades na vida das famílias sejam atendidas e, na verdade, mesmo nas despesas com a alimentação, as famílias têm feito substituições como de carne bovino para frango e depois para ovos, por exemplo”, afirma a economista do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), Andreia Ferreira.

A economista acrescenta ainda, que as trocas já se mostram insuficientes para minimizar a situação do empobrecimento e que para um futuro próximo, as expectativas não são das melhores.

 “É preciso levar em consideração o tempo de criação dos animais, do plantio, colheita, então, pelo menos para curto prazo, não enxergamos uma melhora e avaliamos que esses aumentos consecutivos não vão diminuir, pelo contrário. A tendência é que os preços continuem em alta, e quanto mais o real ficar desvalorizado em relação ao dólar, mais essa situação tende a acontecer”, completa Andreia Ferreira.

Nos siga no Google Notícias