ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Entre lazer e negócios, aluguel de veículos tem ligeiro aumento

Ricardo Campos Jr. e Renata Volpe Haddad | 16/07/2017 10:35
Para ABLA, movimento nas locadoras está estável em comparação com primeiro semestre do ano passado (Foto: André Bittar)
Para ABLA, movimento nas locadoras está estável em comparação com primeiro semestre do ano passado (Foto: André Bittar)

Embora as férias de julho façam aumentar a procura por aluguel de veículos, é no turismo de negócios, que o setor tem se sustentado em Campo Grande. 

Marco Antônio Lemos, diretor-regional da ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis) em Mato Grosso do Sul, afirma que a procura desse serviço por empresários no primeiro semestre de 2017 sofreu ligeiro aumento em relação ao mesmo período do ano passado.

“Nós temos uma demanda no turismo de negócios constante e isso gera um certo giro. Então nessa época, junta essa demanda com o turismo de lazer”, afirma.

Lemos afirma que a procura pelo aluguel de carros por famílias que vêm ao estado conhecer principalmente Bonito e o Pantanal sofreu uma ligeira queda no decorrer do ano, o que somado ao ganho no lado empresarial gerou um equilíbrio. A expectativa das empresas do ramo é que os números se revertam com a alta temporada atual.

“Campo Grande também tem uma demanda de pessoas que vêm à cidade visitar os familiares ou participar de pequenos eventos, como aniversários e casamentos. Também tem uma certa demanda de pessoas físicas que ao invés de ter seu carro próprio, estão alugando automóveis”, completa o diretor da ABLA.

Do ponto de vista das empresas, o movimento em julho está acima do esperado. Segundo o proprietário da Alugue Brasil, Carlos Padilha, 90% da frota de carros está alugada nesta época de férias. "Agora há muitos turistas do Rio de Janeiro, São Paulo e até de outros países que têm como destino Bonito e Pantanal. Em dezembro, as pessoas alugam mais para o Pantanal para pescar", explica.

Ainda conforme Padilha, durante o ano, o que movimenta o setor de aluguel de carros é o turismo de negócio. "Esse turismo são trabalhadores de outros Estados que vêm a Mato Grosso do Sul para atender empresas, prestar serviços", esclarece.

Segundo as empresas, procura de veículos por famílias de férias tem aumentado (Foto: André Bittar)
Segundo as empresas, procura de veículos por famílias de férias tem aumentado (Foto: André Bittar)

A Unidas disse ao Campo Grande News que os períodos de férias são os melhores para o setor e a maioria dos clientes são turistas. A empresa é uma das maiores da cidade e tem uma frota de aproximadamente 400 veículos.

Segundo o atendente, a quantidade de aluguéis cresceu em torno de 40% em relação ao movimento normal e a maioria dos clientes opta pelos veículos SUV por serem mais confortáveis para pegar a estrada e conhecer os atrativos, especialmente Bonito, o destino mais procurado.

O movimento na Unidas é favorecido também pelos motoristas de Uber, já que a empresa é uma das únicas na cidade que tem parceria com o aplicativo. Dessa forma, os profissionais têm acesso a preços mais baratos que acabam compensando em comparação a usar o carro próprio.

Para esse público, é cobrado valor mensal de R$ 1,4 mil por um veículo 1.0. O cliente arca com a gasolina e a Unidas com toda a manutenção que for necessária. Atualmente, conforme o atendente que atendeu a reportagem, a empresa tem cerca de 30 contratos com motoristas de aplicativo, número que tem se mantido estável desde o começo do ano.

Na locadora Yes o movimento tem se mantido estável apesar do mês de férias, segundo o atendente. Porém, em julho cresceu a saída de veículos com sete lugares, como por exemplo Doblôs, que normalmente são pedidos por famílias maiores que viajam de férias a Mato Grosso do Sul. Todos os carros desse tipo da empresa estão alugados atualmente.

Segundo dados da ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), Mato Grosso do Sul tem atualmente 137 empresas ativas no setor, que juntas somam uma frota de 1.295 veículos. Dessas, 53 oferecem até mesmo aluguel com serviço de motorista.

Nos siga no Google Notícias