Justiça Eleitoral leva atendimento ao Tiradentes neste final de semana
Ação itinerante será realizada das 8h às 15h na Escola Professora Oliva Enciso
Com o prazo para regularização do cadastro eleitoral se aproximando do fim, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) realiza neste sábado (21) mais uma edição do atendimento itinerante em Campo Grande. A ação ocorrerá das 8h às 15h, na Escola Estadual Professora Oliva Enciso, localizada na Rua Álvaro Silveira, 210, no bairro Tiradentes.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Coordenada pela 8ª Zona Eleitoral, a iniciativa tem como objetivo ampliar e facilitar o acesso da população aos principais serviços relacionados ao título de eleitor. Durante o atendimento, serão oferecidos serviços como emissão do primeiro título, transferência de domicílio eleitoral, regularização da situação eleitoral e atualização de dados cadastrais.
- Leia Também
- Com prazo encerrando, eleitores correm para regularizar título e garantir voto
- Neste ano de eleições, prazo para regularizar o título de eleitor é 6 de maio
A atividade integra o cronograma de atendimentos itinerantes promovidos pelo TRE-MS, que tem percorrido diferentes regiões da Capital e do interior do Estado, aproximando os serviços da Justiça Eleitoral das comunidades.
O prazo para realizar esses procedimentos termina no dia 6 de maio. Após essa data, o cadastro eleitoral será fechado e não será possível fazer alterações até depois das Eleições Gerais de 2026. O encerramento ocorre 150 dias antes do pleito, conforme estabelece a Lei nº 9.504/1997, conhecida como Lei das Eleições. O primeiro turno está marcado para 4 de outubro, o que torna o dia 6 de maio a data-limite para alistamento eleitoral, transferência de domicílio ou regularização de pendências junto à Justiça Eleitoral.
Até o fechamento do cadastro, eleitoras e eleitores podem tirar o primeiro título, solicitar transferência de domicílio eleitoral, atualizar informações cadastrais e regularizar a situação eleitoral em caso de pendências. Esses serviços podem ser solicitados em qualquer unidade da Justiça Eleitoral, conforme os canais e orientações dos tribunais regionais eleitorais.
A consulta da situação eleitoral também pode ser feita pela internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral, na aba “Autoatendimento Eleitoral”. No portal, é possível verificar pendências, emitir certidões, atualizar dados e acompanhar informações relacionadas ao título.
O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para brasileiras e brasileiros maiores de 18 anos e facultativos para pessoas analfabetas, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos. O primeiro título pode ser solicitado a partir dos 15 anos. No entanto, quem fizer o alistamento aos 15 anos só poderá votar nas eleições deste ano se completar 16 anos até a data do pleito, em 4 de outubro.
A Justiça Eleitoral garante que todas as pessoas que comparecerem aos locais de atendimento dentro do horário de expediente até o dia 6 de maio serão atendidas, inclusive no último dia do prazo. Ainda assim, a orientação é que eleitoras e eleitores não deixem para a última hora e busquem regularizar a situação com antecedência para evitar imprevistos.


