ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Especialistas querem regulamentar compensação de ICMS nos estados e municípios

Repasses da União são exponencialmente menores que o valor do imposto que seria arrecadado

Lucas Junot | 16/06/2017 14:26
A Lei Kandir isenta de ICMS as exportações de produtos primários e semielaborados (Foto: Arquivo)
A Lei Kandir isenta de ICMS as exportações de produtos primários e semielaborados (Foto: Arquivo)

No cerne das discussões em meio a crise econômica, estados e municípios buscam nas compensações da Lei Kandir a salvação para melhoria de receitas. O assunto foi tratado durante audiência pública promovida pela Câmara dos Deputados, a fim de debater o projeto de lei (PLP 221/1998) que altera a Lei Kandir.

“Os Municípios deixaram de receber um FPM (Fundo de Participação dos Municípios) anual. Uma vez que temos 80% de Municípios brasileiros que dependem unicamente dessa receita, com certeza a mudança da Lei Kandir se faz necessária hoje”, disse a analista de finanças da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), Thalyta Alves.

Além da analista, o diretor-presidente da Fapespa (Fundação Amazônica de Amparo a Estudos e Pesquisas), Eduardo José Monteiro da Costa, foram os convidados a realizar as explanações sobre o assunto. Alves trouxe dados para ilustrar como as desonerações propostas pela referida lei têm prejudicado as economias municipais.

Conforme exposto, o problema da lei não está nas desonerações do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de produtos primários ou semielaborados para fins de exportação, a fim de aquecer o mercado internacional, mas sim na falta de regulamentação adequada das compensações para os estados e municípios.

De acordo com os especialistas, as transferências compensatórias realizadas nos últimos anos, desde que a desoneração está em voga, tanto as previstas pelo Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações como pela própria Lei Kandir, são exponencialmente menores que o valor do imposto que seria arrecadado.

“Os municípios ainda enfrentam crises diárias e precisamos conseguir de fato mudar essa legislação da Lei Kandir e alcançar mais receitas para os Municípios”, reforçou Alves.

Alves destacou ainda que a proposta da entidade é que os estados e os municípios recebam de acordo com suas perdas e que as compensações sejam realizadas de maneira unificada.

“Queremos estabelecer em um projeto de Lei formas e critérios que permitam que Estados e Municípios sejam compensados, de fato, na medida de suas perdas”, afirmou. “Essa é nossa proposta para a Lei Kandir ou, ao menos, uma compensação gradual caso o governo federal não consiga arcar com o custo”, completou.

 

A Lei Kandir isenta de ICMS as exportações de produtos primários e semielaborados. Até 2003, garantiu aos estados o repasse de valores para compensar perdas decorrentes da isenção de ICMS, mas, a partir de 2004, a Lei Complementar 115/02, embora mantendo o direito de repasse, deixou de fixar o valor. Com isso, os governadores precisam negociar a cada ano com o Executivo o montante a ser repassado, mediante recursos alocados no Orçamento da União.

A Lei Kandir determina ainda que uma lei complementar normatize os repasses para compensar os estados com a perda da arrecadação tributária sobre a exportação de produtos e serviços. Essa norma, no entanto, ainda não foi regulamentada pelo Congresso. Por isso, em novembro passado, o STF (Supremo Tribunal Federal) determinou que o Parlamento aprove, em 12 meses, a lei com essa compensação.

O objetivo das audiências é ter material suficiente para elaborar relatório que compreenda os apontamentos dos entes envolvidos. Os deputados demonstraram disposição em reelaborar um projeto em colaboração com a Confederação.

Thalyta ainda informou que a CNM vem discutindo e elaborando, junto ao senado o Projeto de Lei do Senado 288/2016, que regulamenta a compensação da União aos Estados e Municípios por conta da desoneração do ICMS sobre as exportações.

Nos siga no Google Notícias