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Economia

Estudo técnico sobre ferrovia entre Maracaju e Cascavel começa em outubro

Nadyenka Castro | 19/09/2012 18:40

Licitação para análise técnica está em fase final. A informação é da Valec, responsável pela construção de ferrovias no País

O estudo de viabilidade da ferrovia que irá ligar Maracaju a Paranaguá, Paraná, deve começar a ser feito em outubro. A informação é da Valec, Engenharia, Construções e Ferrovias S/A estatal responsável pela construção de ferrovias no País.

Em audiência pública na Câmara Federal nessa terça-feira (18), o diretor de planejamento da estatal disse que o EVTA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental) da ferrovia será dividido em duas etapas.

A primeira etapa é entre Maracaju e Cascavel. A análise técnica deste trecho está em fase final de licitação e deve começar a ser executado em outubro. Já o estudo para a segunda etapa, entre Cascavel e Paranaguá, será licitado no mês que vem e vai contar com a cooperação técnica da UFPR (Universidade Federal do Paraná).

De acordo com o diretor da Valec, o traçado da ferrovia dependerá de variáveis como a captação de carga, interesse regional, topografia e malha existente. Situações que serão apontadas pelos estudos. A análise vai mostrar a melhor opção para se chegar a Paranaguá.

O Paraná quer a construção de uma linha direta a partir da Lapa. O Governo Federal defende sistema binário em que as cargas descem para Santa Catarina, por Mafra e São Francisco do Sul, antes de ir a Paranaguá, voltando pela velha estrada de ferro imperial na Serra do

Mar, até Curitiba.

Em relação à Norte-Sul, o Paraná é a favor que a ferrovia Norte-Sul passe no Noroeste, Oeste e Sudoeste do Estado, que são as principais regiões agrícolas paranaenses. A posição foi defendida nesta pelo secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

O debate, promovido pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, teve como objetivo discutir o impacto econômico dos projetos ferroviários incluídos no plano de concessões do Governo Federal e a implantação da Norte-Sul nos estados da região Sul.

A proposta defendida pelo governo estadual é que a Norte-Sul entre no Paraná pelo Noroeste, na direção de Maringá e Campo Mourão. Dali a estrada de ferro deveria seguir para Cascavel e descer em direção ao Sudoeste, entre Pato Branco e Francisco Beltrão, até entrar em Santa

Catarina e chegar ao Rio Grande do Sul.

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