ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

FGTS: saiba como consultar a conta, saldo disponível e fazer o saque

Para tirar dúvidas da população, agências da Caixa funcionam no próximo sábado, das 9h às 15h

Elci Holsback | 15/02/2017 15:55
Além das agências, é possível obter informações via internet ou telefone (Foto: Elci Holsback)
Além das agências, é possível obter informações via internet ou telefone (Foto: Elci Holsback)

A Caixa Econômica Federal divulgou nesta terça-feira (14) o calendário de liberação dos saques das contas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) inativas.

Já no primeiro dia, as agências ficaram lotadas de pessoas em busca de informações sobre data para saque e consulta de saldo e, para facilitar o acesso às informações, o trabalhador pode buscar outros canais de consulta, tais como internet e telefone.

Como saber se há saldo - Em cada emprego que teve com carteira assinada o trabalhador abriu uma conta de FGTS, que é possível consultar pela internet com o número do PIS e senha, que pode ser cadastrada na hora (em uma agência da Caixa). Com o e-mail também é possível ter acesso ao extrato completo das contas.

Ao entrar na aba 'extrato', o trabalhador encontra as informações sobre todas as suas contas, como nome da empresa, número da carteira de trabalho, da conta do FGTS, das movimentações e da situação da conta. Neste item está a informação mais importante. Se estiver um I, significa que está inativa, então o saque pode ser feito, mas se constar um A, é considerada ativa.

Se o trabalhador deixou o emprego em 2014, por exemplo, e sua conta está ativa, significa que a empresa continua fazendo depósitos. No extrato completo é possível ver a quantidade depositada e as datas.

No site da Caixa Econômica há o passo-a-passo com informações sobre como consultar o saldo, quem tem direito a sacar e como entender se a conta é inativa. Além da orientação nas agências e via internet.

Além disso, o banco também disponibiliza o atendimento via aplicativo para celular e por telefone para informações sobre o assunto. O número é o 0800 726 0207.

Calendário foi divulgado nesta terça-feira (Foto: Divulgação)
Calendário foi divulgado nesta terça-feira (Foto: Divulgação)

Quem pode sacar - Tem direito ao recurso aqueles que já trabalharam com carteira assinada até 31 de dezembro de 2015. Para cada emprego há uma conta de FGTS e contas de empregos atuais ou após 2015, não são ativas para este tipo de saque.

A consulta do saldo pode ser feita informando o número do PIS e a senha, no site da Caixa. A senha pode ser cadastrada na hora, e também é possível saber pelo aplicativo para celular da Caixa.

Calendário - A assessoria de imprensa regional da Caixa orienta que o trabalhador cumpra o calendário para buscar seu saque. No momento, a prioridade é para os trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro, com data de pagamento agendada à partir de 10 de março.

Horário especial - A Caixa anunciou ontem atendimento especial até o próximo sábado para sanar dúvidas sobre o FGTS. Entre hoje e a sexta-feira (17) as agências funcionam com duas horas a mais de atendimento por dia, das 9h às 16h, em Campo Grande e no interior, o atendimento será adequado conforme o horário das agências. Aquelas que abrem às 10h, iniciam o expediente às 8h e encerram às 15h e as que abrem às 9h, abrem às 8h e fecham às 16h.

No sábado, haverá expediente especial e exclusivo para o FGTS em 37 agências de MS, das 9h às 15h. Em Campo Grande, serão 10 unidades abertas ao público, incluindo as duas agências centrais (Rua 13 de Maio e rua Barão do Rio Branco).

No site há o passo-a-passo para consulta (Foto: Divulgação)
No site há o passo-a-passo para consulta (Foto: Divulgação)
É necessário ter o número do PIS para consulta (Foto: Divulgação)
É necessário ter o número do PIS para consulta (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias