ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Fiscais fazem treinamento para combater gripe aviária em MS

Renata Volpe Haddad | 27/02/2017 08:35
Fiscais agropecuários da Iagro que atuam diretamente com a sanidade avícola, receberam treinamento. (Foto: Sindicato dos Fiscais Agropecuários de MS)
Fiscais agropecuários da Iagro que atuam diretamente com a sanidade avícola, receberam treinamento. (Foto: Sindicato dos Fiscais Agropecuários de MS)

Focos de Influenza Aviária no Chile e os inúmeros focos da doença em todo o mundo no início do ano, fez com que Mato Grosso do Sul ficasse em alerta e fiscais agropecuários da Iagro (Agência de Defesa Sanitária Animal), começam a receber treinamento.

Todo o corpo técnico de Campo Grande, com 20 fiscais que atuam em municípios onde há avicultura comercial e atuam diretamente com a sanidade avícola, receberam treinamento.

O serviço de defesa sanitária já realiza ações que visam a proteção do plantel avícola, como exemplo, estudo realizado em 2015 para verificar a presença do vírus nas granjas comerciais, intensificação das fiscalizações de pessoas e cargas nos portos e aeroportos, colheitas de materiais nos sítios de aves migratórias no pantanal sul-mato-grossense e atualmente iniciará treinamentos de técnicos das empresas integradoras, produtores e funcionários dos aviários.

Exportação e economia - O relatório da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) de 2015, aponta que o Brasil exportou 4.304 mil toneladas de carne de frango, o que representa receita histórica de 7.1 bilhões de dólares.

Deste total, Mato Grosso do Sul representa 4,02% das receitas de exportação. Este seria parte do prejuízo com a presença da doença, pois não estão contabilizados os gastos com ações de controle do surto da doença que são estimados, segundo pesquisas, em milhões de dólares.

O alerta se faz porque a presença do vírus nos aviários provocaria um grande prejuízo econômico, uma vez que são criados embargos imediatos para exportação.

Em 2016, segundo o departamento de pesquisas e estudos econômicos do banco Bradesco, a participação dentro do complexo de carnes exportadas, a de frango correspondeu a mais de 50%, enquanto a bovina em 35,9% e suína 13,5%.

A Influenza Aviária, conhecida também como gripe aviária, é uma doença provocada por vírus que quando acomete o aviário pode levar a morte todas as aves em poucos dias, além de ter um importante potencial zoonótico, contaminando o ser humano.

Nos siga no Google Notícias