ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Fiscalização da Agepan dá 30 dias para Elektro regularizar problemas

Bruno Chaves | 20/05/2014 14:00
Fiscalização encontrou irregularidades na gestão da concessionária que atende cinco municípios do Estado, entre eles Três Lagoas (Foto: Divulgação/Agepan)
Fiscalização encontrou irregularidades na gestão da concessionária que atende cinco municípios do Estado, entre eles Três Lagoas (Foto: Divulgação/Agepan)

A Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul) encontrou o que classifica como “não conformidades” na gestão da concessionária de energia Elektro Eletricidade e Serviço S.A., que atua em cinco municípios do Estado, após fiscalizações realizadas entre os dias 10 e 26 de março deste ano.

O Campo Grande News apurou que uma auditoria será aberta e que o resultado final quanto às irregularidades encontradas só será divulgado após manifestação da empresa.

A Elektro foi alvo da primeira fiscalização do ano no segmento de distribuição de energia, conforme divulgou a agência. A concessionária, que atende aos municípios de Três Lagoas, Selvíria, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Anaurilândia, passou por inspeção que tem como objetivo verificar o cumprimento da legislação vigente do setor elétrico e do contrato de concessão, referente às condições gerais de fornecimento de energia elétrica, avaliando os procedimentos adotados e o desempenho da concessionária na área comercial.

Durante os dias de vistoria, a Agepan verificou processos, documentos e informações relativas aos procedimentos comerciais realizados pela Elektro. Entre eles, estão: religação normal de unidade consumidora; religação de urgência, obras de construção de redes/equipamentos executadas para atendimento a ligações novas e aumento de carga; aferição de medidores e demais equipamentos; ressarcimento de danos; registros de atendimentos comerciais prestados aos consumidores; faturas de energia elétrica e outros.

Escritório da Elektro em Anaurilândia (Foto: Divulgação/Agepan)
Escritório da Elektro em Anaurilândia (Foto: Divulgação/Agepan)
Sede da Elektro em Três Lagoas (Foto: Divulgação/Agepan)
Sede da Elektro em Três Lagoas (Foto: Divulgação/Agepan)

A fiscalização apontou algumas “não conformidades” na gestão da concessionária e a Agepan deu prazo de 30 dias para a regularização, contados a partir da data de notificação oficia. A Elektro também recebeu algumas determinações e recomendações para o aprimoramento do registro da informação no Sistema UE (Utilities Expert), que registra o histórico de relacionamento comercial entre o consumidor e a concessionária.

Os Termos de Notificação, juntamente ao relatório de fiscalização, foram enviados no início de maio para a empresa, que tem o prazo de 10 dias contados do recebimento dos documentos para se manifestar com relação às “Não Conformidades” e “Determinações” apontadas pela inspeção.

A partir do recebimento da manifestação da empresa, o documento será analisado pela Câmara Técnica de Energia da Agepan, para sua aceitação ou não, e seguida a sequência de providências estabelecidas pela regulamentação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Metas de fiscalização – A Aneel define metas de fiscalização de concessionárias de energia a serem realizadas nas distribuidoras de energia que atendem ao estado de Mato Grosso do Sul e nos empreendimentos de geração situados no Estado, de acordo com o convênio mantido com a Agepan.

Para este ano, foram estabelecidas quatro fiscalizações na concessionária Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul), que atende a 74 municípios do Estado, abrangendo diversos aspectos; uma fiscalização na concessionária Elektro, que atende cinco cidades sul-mato-grossenses; e fiscalizações em 23 empreendimentos de geração de energia.

Conforme o cronograma estabelecido entre a Aneel e a Agepan, a Enersul passa por fiscalização no mês de maio.

Geração de Energia – Empreendimentos de geração de energia também foram fiscalizados pela Agepan. Até o momento, quatro deles passaram por inspeção: a UHE Assis Chateaubriand (Mimoso) / Ribas do Rio Pardo; a UHE São Domingos / Água Clara; a UTE Cargil e a UTE Fibria / MS, ambas em Três Lagoas.

Essas fiscalizações foram realizadas por meio de inspeções “in loco” para verificar se foi gerada energia na quantidade prevista em contrato; a disponibilidade; o desempenho e a taxa de falhas na geração.

Na UHE São Domingos, a agência reguladora também encontrou “não conformidades”. Para o local, foram enviados os “Termos de Notificação”, acompanhados do relatório de fiscalização.

Agora, o órgão aguarda prazo legal para a manifestação do agente de geração a fim de que sejam tomadas as providências de acordo com a regulamentação vigente.

Nos siga no Google Notícias