ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Fiscalização do vazio sanitário apresenta queda de 27% no número de autuações

Mariana Rodrigues | 19/10/2015 19:41
Do total de autuações, 111 são por falta de cadastro e 42 por descumprimento do vazio. (Foto: Governo do Estado/ Divulgação)
Do total de autuações, 111 são por falta de cadastro e 42 por descumprimento do vazio. (Foto: Governo do Estado/ Divulgação)

A equipe do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), percorreu 70 municípios do Estado e fiscalizou 1, 4 milhão de hectares, com objetivo de prevenir contra a propagação de pragas na lavoura de soja. Isso representa um aumento de 14,84% em relação ao ano de 2014, de propriedades visitadas, quando foram fiscalizados 1,2 milhão de hectares.

Conforme o relatório final sobre o trabalho de fiscalização, concluído na última sexta-feira (16), o número de autuações teve significativa redução, caindo de 210 no ano passado, para 153 autuações neste ano, ou seja uma redução de 27,14%.

Do total de autuações, 111 são por falta de cadastro e 42 por descumprimento do vazio.

De acordo com Filipe Portocarrero, Chefe da Divisão da Iagro, a redução no número geral de autuações se deve ao trabalho constante da equipe na divulgação das regras, mesmo durante outras ações da Iagro, nos últimos anos.

Já o aumento de autuações especificamente por descumprimento do vazio pode ser resultado de duas situações, segundo Filipe: “O fato de nossa fiscalização estar mais eficiente e ainda devido a problemas que os produtores tiveram relacionados a rebrota, por conta do regime de chuvas que foi atípico este ano”.

Safra 2015/16 - Até o momento estão cadastrados para o plantio de soja cerca de 2.633 produtores, o que equivale a aproximadamente 544 mil hectares, número que segundo Filipe, está bem aquém da área prevista para ser cultivada com soja, cujo a estimativa é superior a de 2014, passando dos dois milhões de hectares este ano.

O produtor pode se cadastrar a área que pretende cultivar a soja até o dia 10 de dezembro. O descumprimento dessa determinação, de acordo com a Lei, pode implicar em autuação da Iagro e multa que pode chegar a R$ 22 mil.

Nos siga no Google Notícias