A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 24 de Junho de 2018

05/11/2014 08:42

Frigorífico de peixes que vai processar mil quilos por dia reabre neste mês

Caroline Maldonado
Representantes do Governo do Estado se reuniram com produtores de cooperativa (Foto: Divulgação/Seprotur)Representantes do Governo do Estado se reuniram com produtores de cooperativa (Foto: Divulgação/Seprotur)

Com apoio do Governo do Estado, será reaberto neste mês o frigorífico de peixes de Mundo Novo, a 476 quilômetros de Campo Grande, que tem capacidade de processar aproximadamente mil quilos de filé por dia. O emprendimento vai beneficiar de forma direta aproximadamente 30 famílias, que produzem no município cerca de 600 toneladas de pescado por ano, em 250 hectares de lamina d’agua.

Segundo a Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo), o frigorífico vai processar tilápia, bagre, pacu e carpa. Em visita a Mundo Novo, nesta semana, o superintendente Cesar Moura se reuniu com representantes da Copisc (Cooperativa dos Piscicultores), responsáveis pela administração do frigorifico.

A secretaria não divulgou a data exatda da reabertura do frigorífico. Participaram da reunião o presidente da cooperativa Alcindo Bork e os diretores Luiz Alberto Vargas Canto, Luiz Carlos Vanzin e Ildo Francisco Eschiavenin, a agrônoma da Agraer Katia Recalde e a vereadora Nilva Ramos de Oliveira, representando a Câmara Municipal.

Durante a visita à cidade, o superintendente aproveitou a oportunidade para apresentar o projeto Peixe Vida, sanar dúvidas dos piscicultores, levantar informações sobre as dificuldades enfrentadas e principalmente demostrar que o Governo do Estado é parceiro dos produtores.

De acordo com a Seprotur, o projeto de inclusão e reorganização da piscicultura do Estado pretende orientar e regulamentar as atividades de piscicultura nos municípios contemplados pelo projeto, assim como orientar os piscicultores para um manejo adequado e sustentável, para otimizar a produção e a renda desses produtores.

Dia de Campo – O evento que demonstra o projeto a produtores interessados em fazer parte será realizado no dia 27 de novembro, em Mundo Novo. O Superintendente apresentará o projeto aos Piscicultores do Cone Sul do Estado. O Dia de Campo terá ainda palestra do zootecnista Américo Boscaine, sobre a qualidade da água e doenças dos peixes.

Dia de tentar ficar milionário: loterias sorteiam R$ 168 milhões hoje
A Mega-Sena pode pagar, neste sábado (dia 23), R$ 38 milhões para quem acertar as seis dezenas. O prêmio está acumulado há seis rodadas e o sorteio e...
Hub aéreo no nordeste avança segundo companhia
O número de voos entre Fortaleza e a Europa deve aumentar em breve indicou a companhia aérea KLM junto de sua sócia francesa, a Air France. A ideia s...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions