ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Gigante da celulose acusa concorrente de copiar tecnologia em Três Lagoas

Caroline Maldonado | 06/06/2014 17:45
Melhoramento genético amplia produção e estimula a competitividade entre empresas (Foto: Divulgação/ Eldorado)
Melhoramento genético amplia produção e estimula a competitividade entre empresas (Foto: Divulgação/ Eldorado)

A produtora de celulose branqueada de eucalipto Fibria, uma gigante do setor em Três Lagoas, município distante 338 quilômetros de Campo Grande, entrou na Justiça contra a concorrente, Eldorado Brasil, mega fábrica controlada pela J&F Investimentos. A empresa suspeita que um clone de eucalipto de sua propriedade foi usado em plantios da concorrente.

A Fibria quer que a Justiça descubra se um clone resultante de melhoramento genético tradicional, o cultivar VT02, foi usado em florestas da Eldorado, sem autorização ou licenciamento. A Lei de Proteção de Cultivares, de 1997, garante o direito de propriedade do clone. O melhoramento genético do eucalipto é uma das principais ferramentas de competitividade da indústria de celulose, pois pode ampliar, significativamente, a produtividade.

A decisão da Fibria foi tomada a partir de denúncia anônima que a ouvidoria da empresa em Três Lagoas recebeu, conforme apurado pelo jornal Valor. A Eldorado também tem fábrica e florestas na cidade. Após a denúncia, a Fibria coletou folhas e galhos de eucalipto que estavam caídos em uma estrada que corta uma das florestas da Eldorado. Em seguida, a empresa enviou o material para análise genética em laboratório. O laboratório atestou que há 99,9% de possibilidade de a amostra ser idêntica ao clone protegido da Fibria.

A Eldorado recorreu a decisão e questionou a participação do laboratório Heréditas. Com isso, o caso ainda não foi julgado e a perícia foi suspensa. As companhias não informam detalhes do processo, mas a Fibria confirmou, em nota ao Valor, que entrou com ação judicial para "levantar evidências quanto a potencial de violação a seus direitos de propriedade intelectual".

Nos siga no Google Notícias