ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Gilmar Mendes determina criação de grupo para solucionar impasse do ICMS

Comissão especial formada por representantes dos estados e da União terá que chegar a um consenso junto

Gabriela Couto | 19/07/2022 09:42
Ministro do STF, Gilmar Mendes. (Foto: Carlos Moura/STF) 
Ministro do STF, Gilmar Mendes. (Foto: Carlos Moura/STF)

No melhor estilo ‘resolvam entre vocês', o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, determinou a criação de uma comissão especial entre estados e União para chegar a uma solução que contemple as duas partes na questão da alíquota do ICMS que incide sobre combustíveis.

O grupo deve se reunir a partir do dia 2 de agosto e terão ao menos até o dia 4 de novembro para apresentar uma solução ao imbróglio. A comissão será formada por ao menos cinco representantes dos estados e do Distrito Federal, além de outros cinco que vão representar o governo federal.

O ministro ainda determinou que a STN (Secretaria do Tesouro Nacional) disponibilize um servidor com autoridade para liberar elementos que farão parte das discussões da comissão, como dados sobre a receita tributária de ICMS de cada ente subnacional, em cada um dos 12 meses anteriores a junho de 2022 e dos meses seguintes.

Para Gilmar Mendes, nesses casos, deve ser adotado um modelo judicial aberto e dialógico, com a utilização de ferramentas processuais adequadas para o enfrentamento das questões fáticas trazidas pelos interessados.

Nos siga no Google Notícias