A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

11/04/2013 18:04

Governo bloqueia sistema e paralisa liberação de empréstimo consignado

Nícholas Vasconcelos

A concessão de credito consignado para os servidores do Governo do Estado está paralisada desde a manhã de ontem (10). Segundo os corretores do crédito de consignado, o Executivo bloqueou o acesso dos bancos ao sistema que consigna o salário dos funcionários públicos.

Sem acessar o Econsig (Sistema Digital de Consignações do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul), os corretores não podem fazer a portabilidade dos empréstimos já realizados pelos clientes e com isso escolher menores taxas de juros.

“Estou com R$ 200 mil parados em compras e novos contratos que não posso dar andamento”, afirma Cleide Salentim dos Santos, presidente do Sindecc (Sindicato dos Corretores de Crédito de Mato Grosso do Sul).

No Estado são 350 corretores que estão impedidos de trabalhar, já que os bancos que operam os empréstimos afirmam que foram bloqueados no sistema. Em Mato Grosso do Sul, os bancos que emprestam dinheiro consignado para os servidores são o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, Bradesco e BMG.

Cleide diz que os corretores entraram em contato com os gerentes dos bancos para saber o motivo do bloqueio, mas eles também desconhecem o problema. “Nem os gerentes estão sabendo, todo mundo foi pego de surpresa”, comenta.

A única informação que foi repassada ao sindicato é de que na segunda-feira (15) os representantes dos bancos vão se reunir na SAD (Secretaria de Administração).

O Campo Grande News entrou em contato com a assessoria de imprensa do Governo do Estado, mas não obteve retorno.

Impasse – A representante dos corretores lembra que o bloqueio é outro baque para o setor, já que até o fim do ano passado o Banco do Brasil tinha exclusividade para emprestar dinheiro para os funcionários do Governo do Estado.
Em 2010, o Executivo editou decreto dando exclusividade ao banco que administra a folha de pagamento estadual.

A discussão passou pela Justiça até chegar ao Banco Central e o Cade (Conselho Administrativo de Direito Econômico) determinaram que a abertura do crédito, em 18 de dezembro do ano passado.

Estado libera mais um banco para empréstimos consignados a servidores
O Governo do Estado publicou nesta quarta-feira (6) no Diário Oficial a liberação de mais um banco para concessão de empréstimos consignados aos serv...
Mais 2 bancos além do BB podem fazer consignado a servidor estadual
Dois bancos já estão autorizados a fazer empréstimos consignados aos servidores estaduais de Mato Grosso do Sul, além do Banco do Brasil, que detinha...
STF nega recurso e mantém veto a exclusividade nos consignados
Mais uma decisão, desta vez do STF (Supremo Tribuanal Federal) determina a liberação dos empréstimos consignados dos servidores estaduais para outras...


É delicado, não todos mas existe corretores que se aproveitam qdo estão com a senha do servidor,combinam um certo prazo e, faz outro, eu conheço corretor assim.
 
Mirtes Lourenço Camilo em 12/04/2013 09:25:58
Realmente não está certo , mas também não concordo com esses corretores que não pagam impostos , e ainda levam problemas para as empresas , deveria ter uma lei para que fosse criado um conselho regional para essa categoria .
 
Fernando Netto em 12/04/2013 09:02:00
ainda bem que o meu saiu semana passada......
 
edmur Penedo em 12/04/2013 08:55:06
2014 ,esta chegando gente....Voces servidores a vingança estará nas urnas.
Apronte mesmo sr. André todo poderoso...O povo já aprendeu a ter memória e já descobriu que o sr. não é Deus.
A era do sr. feudal foi ontem...Lembre-se governador...2014 ESTA CHEGANDO!qUEM SABE O SR. NÃO GARANTE UMA VAGA DE SINDICO.
 
ivone romeiro em 12/04/2013 08:23:58
governador gosta de lascar os servidores publicos
 
Fernando Alencar em 11/04/2013 22:07:36
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions