A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

14/01/2013 16:08

Mais 2 bancos além do BB podem fazer consignado a servidor estadual

Marta Ferreira

Dois bancos já estão autorizados a fazer empréstimos consignados aos servidores estaduais de Mato Grosso do Sul, além do Banco do Brasil, que detinha a exclusividade das operações desde 2010. As duas instituições são a Caixa Econômica Federal, que assumiu contrato no dia 10 e passa a ofecer empréstimo com desconto em folha a partir de amanhã ao funcionalismo estadual, e o banco BMG, autorizado desde o dia 18 de dezembro de 2012.

A abertura dos consignados para outras instituições do BB é resultado de uma briga que começou assim que o Governo do Estado editou decreto, no dia 13 de fevereiro de 2010, dando a exclusividade ao banco que administra a folha de pagamento estadual.

Começou, então, uma batalha nos tribunais, que chegou, também, ao Banco Central e ao Cade (Conselho Administrativo de Direito Econômico). Em todas as esferas, foi determinado que o servidor deve ter o direito de escolher em qual banco vai tomar empréstimo para desconto em folha.

No fim do ano, o governador André Puccinelli anunciou que a decisão seria cumprida até o começo de 2013, mas alertou que o Governo do Estado cuidaria para que os juros oferecidos aos servidores não ultrapassem 2%.

No aguardo – A notícia de que dois bancos além do BB já estão fazendo as operações de empréstimo consignado ao funcionalismo estadual alegra os corretores da área, mas o setor ainda diz que é pouco.

“Estamos aguardando que haja a abertura para um número maior de instituições”, afirma Cleide Salemtim, presidente da Asdec (Associação dos Corretores de Crédito).
Segundo ela, já foram 19 os bancos credenciados para oferecer empréstimo aos servidores públicos estaduais.

Em vídeo, governador anuncia a liberação dos consignados
Em vídeo postado no YouTube, o governador André Puccinelli (PMDB) anuncia a liberação de contratação do crédito consignado para outras instituições f...
STF nega recurso e mantém veto a exclusividade nos consignados
Mais uma decisão, desta vez do STF (Supremo Tribuanal Federal) determina a liberação dos empréstimos consignados dos servidores estaduais para outras...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions