A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

23/03/2010 13:15

Governo prepara projeto para fábrica de fertilizante

Redação

Com o propósito de se tornar menos dependente, ou até autossuficiente em fertilizantes, o governo prepara um projeto de lei para gerenciamento e exploração das matérias-primas de fósforo e potássio no Brasil.

Mato Grosso do Sul espera a instalação de uma fábrica de fertilizantes da Petrobras. O governador André Puccinelli dá como certa a implantação em Três Lagoas, no entanto nem a estatal e nem o governo federal confirmam essa instalação.

Os ministérios da Agricultura e das Minas e Energia entregarão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, até o fim do mês, uma exposição de motivos e a proposta, informou o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. O objetivo é reduzir os custos de produção.

De acordo com ele, o Brasil importa 90% das suas necessidades de potássio e 51% de fósforo. Stephanes participa de audiência pública na Comissão de Agricultura do Senado para discutir a criação de uma empresa estatal destinada a produzir fertilizantes no país.

Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura, até o fim deste mês, o ministro entregará também ao presidente Lula mais dois documentos que tratam dessa questão.

Um deles é sobre medidas político-administrativas para exploração das jazidas existentes no Brasil, como a de fósforo em Maicuru, no sul Pará, e de potássio, em Nova Olinda, no Amazonas. A segunda proposta aborda a utilização de adubos orgânico-minerais, que aproveitam resíduos da produção de frango e de suínos.

Stephanes também descartou hoje a possibilidade de criação de uma estatal voltada para a exploração das matérias-primas de fertilizantes, mas sinalizou que a Petrobras poderá participar desse processo.

"Não descartaria que possivelmente a Petrobras participasse de um consórcio para a exploração", disse.

Ele declarou que o governo não participaria diretamente da exploração, mas gerenciando o processo através de algum órgão que pode ser uma comissão, uma secretaria, um departamento ou uma companhia.

De acordo com a Agência Brasil, o ministro também afirmou que "a Petrobras poderá produzir em jazidas de sua propriedade".

A Petrobras é dona da jazida de Nova Olinda, no Amazonas, e da mina de Taquari, em Sergipe, atualmente arrendada à Vale.

Confaz aprova incentivos fiscais concedidos pelo Governo de MS
O Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) aprovou a convalidação de todos os incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado em Mato G...
Consumidor terá 30 dias para contratar serviço de esgoto antes de ser multado
Será apresentado às 9h de segunda-feira (18) um termo de parceria entre o Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor de Mato ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions