ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Governo propõe medidas para reduzir impostos dos combustíveis e gás de cozinha

Jair Bolsonaro fez anúncio de proposta no início da noite desta segunda-feira

Anahi Zurutuza | 06/06/2022 19:23
Presidente Jair Bolsonaro ao lado do ministro da Economia, Paulo Guedes (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
Presidente Jair Bolsonaro ao lado do ministro da Economia, Paulo Guedes (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

O governo federal anunciou, no início da noite desta segunda-feira (6), proposta para reduzir os impostos que incidem no preço dos combustíveis e do gás de cozinha. As medidas incluem zerar os tributos federais sobre a gasolina e o etanol, além de compensar os estados por parte da perda de receita com a redução no ICMS (Imposto sobre a Circulação das Mercadorias e Serviços) sobre o diesel, o gás de cozinha e transporte público sejam reduzidas.

Em pronunciamento ao vivo, o presidente, Jair Bolsonaro (PL), afirmou que uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) deve prever as alterações, mas primeiro, o governo vai trabalhar para que o Senado aprove projeto que já está em discussão, que limita em 17% a alíquota do ICMS cobrada sobre os combustíveis, a energia elétrica e as comunicações.

Depois, a PEC autorizaria a União a compensar as perdas dos estados. Segundo apuração do jornal O Globo, é necessário que o Congresso Nacional aprove mudança na Constituição para que o governo possa repassar às unidades de federação dinheiro acima teto de gastos – regra que impede a União de fazer despesas acima da inflação.

“O governo federal, conversando com as duas lideranças do Congresso, resolveu avançar nessa diminuição da carga tributária para os brasileiros. No tocando [sic] ao diesel, nós já zeramos o imposto federal do mesmo e estamos propondo que os 17% que fica para ele, uma vez aprovado o projeto, nós zeramos o ICMS do diesel e nós pagaríamos aos governadores isso que eles deixariam de arrecadar. No caso da gasolina e etanol, o governo pretende zerar os tributos federais, PIS, Cofins e Cide, caso os estados topem manter a alíquota do ICMS em 17%”, disse Bolsonaro no discurso.

O governo não detalhou como bancaria o subsídio aos estados.

Nos siga no Google Notícias