ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Greve suspenderá 3,5 mil abates de bois dia na Capital

Redação | 04/03/2010 14:52

A paralisação dos cerca de 3 mil funcionários dos frigoríficos deverá suspender o abate de 3,5 mil bovinos por dia de três indústrias em Campo Grande a partir desta sexta-feira. A greve é por reajuste salarial.

O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados de Campo Grande e presidente da FTIAA/MS (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins do Estado), Vilson Gimenes Gregório, a expectativa é a paralisar três empresas: Bertin, Friboi JBS e Beef Nobre.

Em média, as três indústrias abatem 3,5 mil bovinos por dia. Somente o Bertin, que funciona na saída para Sidrolândia, mata 2 mil bois diariamente na Capital.

Além da paralisação, outras duas unidades anunciaram a suspensão das atividades a partir de amanhã, segundo Gregório. O Diplomata não abaterá 50 mil frangos nesta sexta-feira e o Boi Verde deixará de abater 200 bovinos por dia. Ele disse que a paralisação é decorrência da escala de abate.

Impasse - Os frigoríficos querem conceder reajuste salarial de 4,36%, o que significa a reposição da inflação calculada nos últimos 12 meses. No entanto, os trabalhadores querem piso de R$ 615 e ganho real de 11%.

"Os empresários, ao que tudo indica, estão pagando para ver. Vamos paralisar sim e provocar grandes prejuízos econômicos para eles. Aí sim, certamente, vão sentar conosco e negociar como profissionais que somos", afirmou Gimenes, que garantiu ter notificado as empresas com 72 horas de antecedência.

Nos siga no Google Notícias