ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Grupo russo retoma em julho obra de fábrica embargada desde 2014

Empresários e membros do governo discutiram políticas de incentivos fiscais para a retomada das obras

Jhefferson Gamarra | 11/02/2022 14:38
Governo e membros da Acron discutindo incentivos para a retomada do empreendimento (Foto: Divulgação)
Governo e membros da Acron discutindo incentivos para a retomada do empreendimento (Foto: Divulgação)

O grupo russo Acron, que há 1 semana anunciou a compra da UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados  da Petrobras), em Três Lagoas, a 346 quilômetros de Campo Grande, se reuniu com membros do governo e integrantes da Petrobras nesta sexta-feira (11), para discutir políticas de incentivos fiscais.

“Estamos muito interessados em estar presente em Mato Grosso do Sul. Gostaríamos de começar a trabalhar já em julho”, o vice-presidente da Acron, Vladimir Kantor.

As obras para construção da fabrica teve início em 2011, mas foram paralisadas em dezembro de 2014 com 81% de conclusão. No encontro foi definido um grupo de trabalho para estabelecer a concessão de benefícios fiscais para a retomada da fábrica.  As reuniões do grupo de trabalho terão iniciou semana que vem.

“Em curto prazo, vamos chegar a um documento finalizado, assinado por nós e que vai permitir a continuidade das obras e dos investimentos por parte da Acron, com mais atividade econômica na região e mais oportunidades de emprego e renda para nossa gente”, destacou o governador Reinaldo Azambuja.

Secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) (Foto: Divulgação)
Secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) (Foto: Divulgação)

Com o negócio fechado, a próxima etapa será a retomada efetiva das obras. “Todas as partes estão de acordo com o negócio. Fechando o termo e vendo os itens que temos que colocar dentro desse acordo, acreditou que até julho eles possam voltar às obras”, pontuou secretário Eduardo Rocha, da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica),

Após a paralisação das obras e a saída da estatal brasileira do segmento de fertilizantes, o governo e a prefeitura decidiram manter os benefícios fiscais aos compradores da planta industrial.

“Nos comprometemos com essa manutenção para que os russos possam dar sequência aos investimentos. Agora, dado que o projeto vai ter algumas modificações em relação à ideia inicial, essas modificações precisam ser inseridas no termo de acordo”, explicou o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

Presente na reunião e parte do grupo de trabalho que definirá os incentivos, o prefeito da cidade sede da fábrica, Ângelo Guerrero, comemorou a retomada das obras. “Isso para nós é muito importante. É geração de novos empregos, crescimento da economia e ganho para os produtores”, finalizou.

Histórico -  A construção da unidade teve início em 2011 por um consórcio composto pela empreiteira Queiroz Galvão e um grupo chinês. Em 2014, a Petrobras suspendeu o contrato, após investimentos de cerca de R$ 3 bilhões.

Em 2017, o presidente Michel Temer, colocou a planta à venda, com a intenção de sair definitivamente do setor de fertilizantes. A própria Acron teve interesse na compra, mas encerrou as tratativas sem acordo no final de 2019.

A fábrica está 81% concluída, quando finalizada, terá capacidade para produção de ureia e amônia de 3.600 toneladas/dia e 2.200 toneladas/dia, respectivamente. Atualmente a Rússia consome cerca de 20% do total de fertilizantes produzidos pelo Brasil.

Planta do projeto que está 81% finalizado (Foto: Divulgação)
Planta do projeto que está 81% finalizado (Foto: Divulgação)


Nos siga no Google Notícias