ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Guedes reforça ideia defendida há meses por Marquinhos

Objetivo é colocar mais dinheiro na economia e, segundo ministro, uma das formas de se fazer isso é imprimindo novas cédulas

Maressa Mendonça | 30/04/2020 16:20
Ministro da Economia Paulo Guedes. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebon/AgênciaBrasil)
Ministro da Economia Paulo Guedes. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebon/AgênciaBrasil)

O ministro da Economia Paulo Guedes reforçou, nesta quinta-feira (30), a ideia defendida há meses pelo prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD): de aumentar a emissão de moedas para ajudar a combater a crise econômica causada principalmente pelas restrições impostas pelo coronavírus.

Durante audiência pública realizada  hoje no Congresso Nacional Guedes afirmou “ser possível, sim emitir moeda”, pontuando o ser essa uma das formas  de injetar mais dinheiro na economia.

“Se cair numa situação que a inflação vai praticamente para zero, os juros colapsam, e existe o que a gente chama da armadilha da liquidez, o Banco Central pode sim emitir moeda e pode sim comprar dívida interna”, declarou.

Esta é a primeira vez que Guedes comenta sobre a possibilidade de emissão de moedas como medida para conter a crise, ideia defendida há meses por Marquinhos. Para isto ocorrer, é necessário que haja uma autorização do CMN (Conselho Monetário Nacional).

O ministro  faz parte do conselho, juntamente com Roberto Campos Neto,  presidente do Banco Central e Waldery Rodrigues Júnior, secretário de fazenda do Ministério da Economia.

"Fico honrado com a cogitação de minha tese anticíclica haurida das lições de Keynes e espero que o Ministro Guedes não se esqueça de Campo Grande, pois foi daqui que nasceu a ideia que ele vai adotar para tirar o Brasil da crise", comentou Marquinhos.

Ideia antiga - Em entrevista realizada no fim do mês passado, Marquinhos sugeriu que a Casa da Moeda aumentasse a impressão de cédulas. Após a declaração, ele virou alvo de piada e de criação de memes na internet.

Não demorou até que o Banco Central começasse a estudar a medida. Esse tipo de intervenção já foi utilizado em outras ocasiões como para conter a crise de 2008 nos Estados Unidos.

A ideia central em torno do aumento de impressão das cédulas é movimentar a economia porque em período de crise a tendência é que as pessoas retirem o dinheiro de circulação.

Nos siga no Google Notícias