ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Horário de verão começa dia 18 de outubro

Redação | 12/09/2009 18:13

O horário de verão começa em um mês, a zero hora do dia 18 de outubro, quando os relógios deverão ser adiantados uma hora. A medida ficará em vigor até a 0h do dia 21 de fevereiro de 2010.

Mato Grosso do Sul, bem como os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal serão afetados pela mudança.

No ano passado começou a vigorar determinação assinada pelo presidente Lula, estabelecendo datas fixas para o início e término do horário de verão no País. Antes, um decreto era publicado anualmente para definir o período da mudança.

De acordo com a decisão, em todos os anos a mudança no horário ocorrerá no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo.

O horário de verão é adotado sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda de energia, resultado do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal.

A redução esperada a cada horário especia é de redução de até 5% no consumo em horário de pico, o que equivale a uma economia de 2.000 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 6 milhões de habitantes.

Para Mato Grosso do Sul, a mudança sempre reacende a discussão sobre a troca definitiva de horário, padronizando com o de Brasília. O assunto virou projeto no Senado, mas só deve ser discutido depois das eleições de 2010.

Nos siga no Google Notícias